É possível deixar o cérebro mais potente: saiba como turbinar essa super-máquina

A alimentação pode ser muito útil para retardar o envelhecimento cerebral

Anúncio


No blog Saúde simplificada de hoje, 3 de fevereiro, vamos falar de cérebro mais potente e estilo de vida. É possível turbinar essa super-máquina no nosso dia a dia? Muita gente apresenta fórmulas que prometem ser milagrosas para melhorar o rendimento cerebral e potencializar nossas qualidades mentais.

Continua depois da publicidade

Mas, há fórmulas mais simples de turbinar o cérebro? Os cientistas ainda estudam as influências diretas da alimentação na degeneração do cérebro. Porém, uma coisa ninguém duvida: a alimentação balanceada e exercícios físicos são muito úteis para melhorar o humor a memória e o sono.

Veja também: Chá de alho para baixar pressão arterial: por esse remédio natural ninguém esperava

Os alimentos são indispensáveis para a formação dos neurotransmissores – serotonina, acetilcolina, histamina, glicina e outros. Essas substâncias fazem ligação entre os neurônios e são responsáveis pelo nosso bem-estar.

Os neurotransmissores são formados pelos aminoácidos que formam as proteínas. Portanto, a qualidade da nossa alimentação influencia diretamente na qualidade da comunicação entre as partes do cérebro.

Cérebro / Foto de Emre Keshavarz no Pexels
Cérebro / Foto de Emre Keshavarz no Pexels

Dieta do Mediterrâneo

Para você

Aprenda a preparar pratos com pitaya para ajudar emagrecer

Continua depois da publicidade

Frutas antioxidantes: proteja seu organismo das infecções

Continua depois da publicidade

Você já ouviu falar nessa dieta? Nos países que seguem a dieta mediterrânea, as pessoas ingerem mais frutas e legumes, além de consumirem uma elevada quantidade de azeite de oliva extravirgem e peixes ricos em ômega 3, 6 e 8. Essas gorduras do bem evitam a deterioração acelerada do cérebro.

Em contrapartida, em países como o Brasil e Estados Unidos, onde o consumo de industrializados é muito grande, o cérebro se deteriora de forma mais rápida. Como resultado, temos uma grande quantidade de pessoas que sofrem de doenças como Parkinson e o Alzheimer cada vez mais cedo.

Leia mais: Chá verde: conheça mais sobre o queridinho do emagrecimento

Turbinar o cérebro

Vimos acima que dieta mediterrânea é uma ótima para prevenir a deformação dos neurônios. Por isso, invista em uma alimentação equilibrada. Consuma menos carnes processadas e embutidos.

Uma dieta saudável inclui: cereais integrais, legumes e folhas, frutas, sementes e azeite extravirgem, ou seja, mais  alimentos naturais e menos industrializados. Continuando, beba água pura, ela hidrata o cérebro. Quanto aos exercícios físicos, diminuem o estresse, ativam a memória e reduzem a ansiedade. Além disso, equilibram o peso e regulam o sono. Em fim, esta é a receita para a turbinar o cérebro.

Não perca essa: Saúde na mesa: conheça o que você come de carboidratos, proteínas e outros

Carregando comentários aguarde...
[dprime_relacionados_amp_simples s="Folharaiz" top="10" parceiros="externos"]
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies