Saúde na mesa: conheça o que você come de carboidratos, proteínas e outros

Aprenda os benefícios e as funções dos alimentos no nosso corpo

Anúncio


O blog Saúde simplificada de hoje, 2 de fevereiro, vem falar de alimentação, porque sua saúde vale o que você joga pra dentro. Saúde na mesa. Conheça o que você come de carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais e gorduras. Você já ouviu dizer que a saúde está na nossa mesa? Primeiramente, isso é totalmente verdade.

Continua depois da publicidade

Por isso, alimentação equilibrada é fundamental para a saúde. E não precisa seguir uma dieta rigorosa para ter saúde. Contudo, é indispensável ter uma alimentação variada,  praticar exercícios e dormir bem, é claro. Mas, precisamos conhecer o valor nutricional dos alimentos para não perder os benefícios que eles têm.

Saúde/ Reprodução: Canva
Saúde/ Reprodução: Canva

Saúde no consumo de carboidratos

Em síntese, temos dois tipos: simples e complexos. Carboidratos simples são estão nos alimentos  industrializados  frequentemente, são mais consumidos, liberam energia rapidamente.

Bolachas, pães, bolos, achocolatados e outros  podem causar picos de açúcar no sangue se consumidos em excesso.

os carboidratos complexos (cereais integrais e frutas) liberam energia lentamente. Por isso, controlam o colesterol, ajudam a manter o peso e  equilibram o açúcar no sangue.

Proteínas

Para você

Confira os 3 alimentos que você não pode comer à noite se…

Continua depois da publicidade

Brasileiro gosta de pimenta: apimente sua vida com pratos…

Continua depois da publicidade

Primeiramente, saiba as proteínas são fundamentais para a formação dos músculos das células e da pele. As melhores fontes desses nutrientes são:

  • Arroz integral e feijões
  • Lentilha e Grão-de-bico
  • Aveia, quinoa, soja
  • leite, ovos e carnes
Saúde/ Reprodução: Canva
Saúde/ Reprodução: Canva

Ter gordura no corpo faz bem para a saúde, veja como

Antes de mais nada, saiba que as gorduras tem um papel importante para a nossa saúde. Elas produzem energia e ajudam a transportar gorduras do fígado para o corpo. As gorduras podem ser boas ou ruins. As gorduras boas estão no azeite  extravirgem, cereais e oleaginosas como: avelã, linhaça, castanhas, amendoim, por exemplo.

Entretanto, o excesso de gordura na alimentação está ligado a muitas doenças do coração e alguns tipos de câncer.

E para piorar, os alimentos que mais consumimos são os industrializados, que contém muita gordura ruim. Por isso, cuidado com frituras, embutidos, carnes, manteiga e outros. A recomendação diária para o consumo de gordura é de 15 a 30%, mas sempre consumimos mais. Por isso, somos o que comemos.

Vitaminas e Minerais

Por fim, as vitaminas e minerais. Elas estão presentes em quase todos os alimentos integrais, carnes, legumes, folhas e frutas. Elas atuam diretamente no crescimento, mantêm a agilidade mental e a saúde de muitos órgãos. Além disso, aumentam a imunidade.

Em síntese, uma alimentação equilibrada é a mais colorida possível, com preferência para mais cereais e legumes, frutas.

Carregando comentários aguarde...
[dprime_relacionados_amp_simples s="Folharaiz" top="10" parceiros="externos"]
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies