Chá verde: conheça mais sobre o queridinho do emagrecimento

O chá verde pode ser um grande aliado na perda de peso. Saiba como consumir!

Anúncio


No Oriente, consome-se o chá verde há anos, o qual é obtido da planta Camellia sinensis. No ocidente, especificamente no Brasil, ele também ganhou popularidade há um bom tempo. Por isso, nesta quarta-feira, 29, o Saúde e Bem-Estar, do TecnoNotícias, traz mais detalhes sobre esse chá. Confira!

Continua depois da publicidade

A partir da planta Camellia sinensis também obtêm-se outros chás, como o chá vermelho, amarelo, branco e preto. Contudo, o chá verde, mesmo com seu gosto mais amargo, é um dos mais consumidos, especialmente por quem quer emagrecer.

Saiba para que serve o chá verde

O chá verde ajuda no emagrecimento! Seria inadmissível começar falando do chá verde sem pontuar seus benefícios para o emagrecimento. Estudos já comprovaram que ele possui efeito termogênico. Sendo assim, é capaz de acelerar o metabolismo e aumentar o gasto energético em cerca de 4%, auxiliando na eficiência da perda de gordura. Entretanto, as pesquisas não apontam ao certo a quantidade correta necessária para cada indivíduo para obter esse resultado.

Outra grande função da bebida é a ação antioxidante que ela possui. Rico em uma substância chamada polifenóis, possui função de proteger a célula da ação destrutiva causada pelos radicais livres. Dessa forma, além de combater o envelhecimento celular precoce, ajuda a evitar doenças como câncer.

E não para por aí. O chá  também contribui para a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Isso porque ele é rico em tanino, responsável por reduzir os níveis de LDL (conhecido como colesterol ruim), favorecendo, portanto, a manutenção da saúde cardiovascular.

Para você

Confira os 3 alimentos que você não pode comer à noite se…

Continua depois da publicidade

Brasileiro gosta de pimenta: apimente sua vida com pratos…

Continua depois da publicidade

Ademais, estimula a diurese e, consequentemente, a perda de líquido corporal, auxiliando na queda do volume sanguíneo e da pressão arterial. As catequinas, ricas em propriedades antioxidantes, auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos, ajudando também para regular a pressão arterial.

Como preparar o chá verde

O chá verde é conhecido e, até mesmo evitado, por aqueles que não apreciam seu sabor um tanto quando amargo.  A fim de evitar isso, sua preparação deve ser distinta dos outros chás, já que a  água não deve ferver. A explicação para isso é porque as folhas não podem ser cozidas, tendo em vista que isso contribui para ressaltar o gosto amargo do chá. Atente-se também ao tempo de infusão, que não deve exceder os 3 minutos.

Chá verde (Reprodução: Canva Pro)
Chá verde (Reprodução: Canva Pro)

Quem deve evitar esse produto

As contraindicações para o consumo do chá verde incluem disfunção da tireoide, pois  alguns estudos indicam que o chá poderia afetar o funcionamento da glândula.

Pessoas que têm insônia também devem evitar o consumo desse chá, já que ele contém quantidades significativas de cafeína. Ademais, é importante evitar diante de comorbidades renais, gastrointestinais, bem como por aqueles que utilizam medicamentos com função anticoagulante.

Carregando comentários aguarde...
[dprime_relacionados_amp_simples s="Folharaiz" top="10" parceiros="externos"]
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies