Anúncio

Orquídea sapatinho: não compre esta planta sem antes ler este artigo

Aprenda cuidar da sua orquídea sapatinho e nunca mais erre na hora da manutenção.

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Montes Claros, 24 de fevereiro de 2023, por Diego Rodrigues- Dizer que a orquídea sapatinho é uma das plantas mais belas da natureza é totalmente redundante. Pois, tanto as suas cores quanto suas pétalas em formato único falam por si só. Por isso, hoje vamos falar dos cuidados que essa planta exige para se manter sempre bela e com cores vívidas.

Continua depois da publicidade

A orquídea sapatinho também pode ser conhecida como sapatos-dos-anjos, queixuda ou sapatinho de dama. No entanto, a pétala que lembra um calçado é, na verdade, uma armadilha. Elas exalam um cheiro suave, o qual atrai besouros para dentro do saco. Desse modo, quando o inseto escorrega para dentro da pétala, alguns polinômios ficam presos ao seu corpo. Assim, ao visitar outra planta, acontece a polinização.

Continua depois da publicidade

Como cuidar de uma orquídea sapatinho?

Orquídea sapatinho-Foto Canva Pro
Orquídea sapatinho-Foto Canva Pro

Existem duas espécies de orquídea sapatinho e são facilmente encontradas em floriculturas. Contudo, levando em consideração o nosso clima, recomendamos o tipo Paphiopedilum leeanum. Essa qualidade de orquídea é mais resistente, possui flores maiores e pode ser cultivada em ambientes internos e externos. Portanto, é uma ótima opção para ornamentar salas e escritórios.

Continua depois da publicidade

O vaso ideal para a orquídea sapatinho

O tamanho do vaso é um dos grandes segredos do cultivo da sapatinho-dos-anjos. Na verdade, boa parte das orquídeas não gostam de recipientes grandes demais. Nesse sentido, para que as raízes da planta se desenvolvam bem, utilize um vaso de plástico (ou fibras), de preferência do mesmo tamanho da muda a ser transplantada.

Melhor solo para a queixuda

Orquídea sapatinho-Foto Canva Pro
Orquídea sapatinho-Foto Canva Pro

A terra para o cultivo dessa planta deve ser de fácil drenagem. Por exemplo: pode-se misturar areia, casca de pinus e musgo ao substrato. Outra opção simples é o composto feito de terra vegetal e húmus de minhoca. Há ainda a possibilidade de adquirir um substrato próprio para a espécie. Seja qual for a sua escolha, qualquer um desses materiais irá beneficiar tanto os brotos quanto a floração.

Tem como fazer mudas da orquídea?

Orquídea sapatinho-Foto Uol
Reprodução-Foto Uol

De acordo com um artigo publicado pela redação do site Uol, em 2 de novembro de 2010, a propagação da sapatinho se dá através da divisão das touceiras e do replantio. Mas é preciso conservar a estrutura da planta, para que esta gere novas raízes. Espere passar o período da floração para realizar tal procedimento.

Como regar orquídeas sapatinho?

Orquídea sapatinho-Foto Canva Pro
Orquídea sapatinho-Foto Canva Pro

A boa notícia é que a orquídea sapatinho não necessita de rega diária. Aliás, evite deixar o solo encharcado por muito tempo. Ou seja, molhe a terra somente quando o substrato estiver totalmente seco. No mais, o Casa & Agro recomenda que a planta seja armazenada em locais bem arejados, com boa luminosidade e de sombra parcial.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More