Anúncio

Remédios ficam até 4,5% mais caros desde este domingo (31)

O reajuste já estava previsto para compensar o índice inflacionário

Anúncio


São José dos Campos (SP), domingo, 31 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – Os remédios poderão ficar até 4,5% mais caro para o bolso do consumidor brasileiro a partir deste domingo (31). O aumento já estava definido há alguns meses e começa a valer a partir de agora.

Continua depois da publicidade

Desta maneira, quem for comprar remédios de modo geral poderá pagar mais caro. No entanto, os valores podem variar de tipos de medicamentos. E até mesmo alguns podem não sofrer nenhum tipo de reajuste no momento.

Continua depois da publicidade

Além disso, os produtos que ficarem mais caros, serão em até duas semanas. Os valores foram definidos pelo Conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. E esses dados têm como base cálculo no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), compreendendo período de março de 2023 a fevereiro de 2024.

Continua depois da publicidade

Aumento dos remédios era esperado pelo Sindifarma

Remédios ficam até 4,5% mais caros desde este domingo (31). Foto: Pixabay
Remédios ficam até 4,5% mais caros desde este domingo (31). Foto: Pixabay

Os valores dos remédios vão atingir cerca de 13 mil itens do setor farmacêutico nas próximas semanas. E já estava previsto também pelo Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos). Além disso, o reajuste vai seguir também a inflação do período.

De acordo com o Ministério da Saúde, não se trata de um aumento e repasse de preço para o consumidor. Mas, um limite em que os produtos poderão ter reajuste neste ano.

Ainda segundo a pasta do Governo Federal, esse reajuste é o menor no país desde 2020, ainda na pandemia da Covid-19.  Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde da pasta, destacou essa questão.

“O Brasil hoje adota uma política de regulação de preços focada na proteção ao cidadão, estabelecendo sempre um teto para o percentual do aumento para proteger as pessoas e evitar aumentos abusivos de preço”

O blog Casa e Agro, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias do dia a dia na cidade, na região, no Brasil e no mundo.

Aumentos uma vez por ano

De acordo com regras estabelecidas pelo governo, só pode haver reajuste de preço dos remédios de modo geral uma vez por ano. E isso ainda como forma de compensação de aumento acumulado dos últimos 12 meses na produção.

Por fim, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), fica responsável por verificar e observar os aumentos dos remédios. Assim, poderá notificar as farmácias e indústrias que, eventualmente, praticarem algum aumento abusivo par os consumidores.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More