Anúncio

Saiba como manter escorpiões longe do quintal com dicas preciosas

Proteja você e sua casa com dicas simples!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Palmas, 23 de setembro de 2022, por Keila Carlos – Como já é bem informado e divulgado, uma picada de escorpião pode levar a pessoa à morte. Assim, manter escorpiões longe do quintal é de suma importância.

Continua depois da publicidade

Seja para proteger crianças que, frequentemente, brincam no chão ou até mesmo os adultos, devemos manter escorpiões longe de nossa casa. Mas, quais medidas são assertivas para isso? Pensando nessa preocupação, preparamos esta matéria bastante esclarecedora e com dicas infalíveis.

Continua depois da publicidade

Dedetização de escorpião funciona?

Os escorpiões preto, amarelo e marrom são os mais temidos, pois suas picadas podem ser fatais, dependendo da quantidade de veneno infiltrada na pessoa. Do mesmo modo, outros fatores determinantes são a imunidade da pessoa afetada, bem como o tempo de socorro médico.

Continua depois da publicidade

Não adianta pensar que, ao usar inseticidas, conseguimos manter escorpiões longe de nosso terreno. Isso porque eles são bastante resistentes a esses produtos. Logo, medidas simples devem ser tomadas para evitar o surgimento e a aproximação desses animais peçonhentos. 

Imagem extraída do site Uol
Imagem extraída do site Uol

O que fazer para manter escorpiões longe?

Em primeiro lugar, é necessário não facilitar a vida do escorpião. Em outras palavras, acabe com qualquer tipo de esconderijo para eles. Dessa forma, de acordo com uma matéria escrita por Giulia Granchi ao site Uol em 17 de julho de 2019, a bióloga Denise Candido orienta:

  1. Em quintais gramados, mantenha a grama sempre aparada;
  2. Terrenos baldios devem ser vistoriados e limpos com frequência, é uma das medidas mais importantes para manter escorpiões longe de nossa família;
  3. Não acumule lixos e isso inclui, por exemplo, sacos, restos de materiais de construção e folhas secas;
  4. Cuidado com plantas com folhagens grossas como as bananeiras, as ornamentais, as trepadeiras e outras espécies;
  5. Ao precisar limpar cantos e buracos, nunca faça essa tarefa sem proteger as mãos com luvas de couro;
  6. Crie o hábito de sacudir calçados e roupas antes de usá-los;
  7. Proteja ralos de tanques e pias com telas, pois esses animais percorrem esses espaços e podem invadir as casas através deles;
  8. Feche bem os lixos domésticos, uma vez que eles atraem moscas, baratas e tantos outros insetos, que são verdadeiros atrativos para os escorpiões;
  9. Afaste as camas, sofás e berços da parede e, igualmente, evite deixar roupas próximas à ela;
  10. Por fim, tampe brechas como buracos no forro e espaços embaixo das portas. Nesse sentido, uma dica de ouro é colocar telas de proteção nas janelas, o que proporciona proteção até mesmo contra o mosquito da Dengue.
Saiba como manter escorpiões longe do quintal com dicas preciosas/Imagem: Canva
Saiba como manter escorpiões longe do quintal com dicas preciosas/Imagem: Canva

O que fazer em caso de picada de escorpião?

O que fazer quando, infelizmente, as tentativas de manter escorpiões longe, não foram tão eficazes ou se houve vacilo em alguma medida e alguém foi picado? Segundo orientações da matéria citada acima, o ideal é:

  • Lavar com água e sabão;
  • Preparar uma compressa morna e nunca fria;
  • Por último, correr para uma Unidade de Pronto Atendimento mais próxima de sua casa. Se possível, capturar o escorpião e levá-lo em um recipiente para apresentá-lo também.

Agora que você já está ciente de como manter escorpiões longe de sua casa, que tal conhecer mais dicas e informações, navegando em nosso blog Casa & Agro? Ah! Não esqueça de compartilhar com os amigos!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More