Anúncio

Como cultivar limão caviar; conheça mais sobre essa planta e veja dicas para tê-la no quintal

Saiba mais sobre essa variedade super diferente das outras

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Delfim Moreira, 24 de fevereiro de 2023, por Isabela Sousa – O cultivo de limão é muito comum em várias regiões. Entre as variedades mais conhecidas estão o rosa, taiti, siciliano e galego. Entretanto, uma nova variedade conhecida como lima-dedo ou limão caviar tem chamado muita atenção de quem gosta dessa fruta.

Continua depois da publicidade

Mas, afinal, como cultivar o limão caviar? Quais são os cuidados para o limoeiro crescer e como é sua produção? Para responder a essas perguntas, preparamos um guia completo do cultivo dessa planta. Conheça mais sobre essa variedade e saiba se dá para ter um pé de limão caviar no quintal.

Continua depois da publicidade

Como é o limão caviar?

Esse limão, também conhecido como limão pérola ou lima-dedo, é uma fruta cítrica originária da Austrália. Ele também é conhecido por sua polpa única em forma de caviar, que pode variar de cor, de verde a rosa ou roxo, e explode na boca.

Continua depois da publicidade

Seu fruto tem cerca de 10 cm de comprimento e o gosto é azedo, com a casca adocicada lembrando o sabor da toranja. Além disso, seu formato não se parece com os outros limões e, sim, com um pepino. Entretanto, as regras de cultivo são semelhantes; confira logo abaixo.

Como cultivar limão caviar; conheça mais sobre essa planta e veja dicas para tê-la no quintal - Fonte: Canva
Como cultivar limão caviar; conheça mais sobre essa planta e veja dicas para tê-la no quintal – Fonte: Canva

Como cultivar essa variedade em casa?

É uma planta resistente e pode ser cultivada em climas quentes e secos. Mas, também pode tolerar temperaturas mais frias. Para plantar, adquira uma muda de caviar de limão em um viveiro.

Nesse momento, escolha uma muda saudável e com cerca de 30 cm de altura. Então, escolha um local para plantar sua muda em solo rico em matéria orgânica e bem drenado e, ainda, com exposição solar, mas protegido contra ventos fortes. Prepare o solo antes de plantar a muda, removendo todas as ervas daninhas e colocando adubo orgânico.

Plante a muda em um buraco com profundidade suficiente para cobrir as raízes, mas não mais do que 2,5 cm acima do nível do solo. Depois, jogue a terra ao redor da planta e deixe bem firme para que a muda não caia.

Durante o crescimento, é fundamental proteger a planta de chuvas fortes para as flores não caírem. Assim sendo, se possível, cultive o limão protegido de ventos fortes e temporais, de modo a evitar atrasos em sua produção.

Regue a muda após o plantio e, em seguida, mantenha o solo úmido, regando regularmente durante os primeiros meses, sem encharcar. Fertilize a muda com um fertilizante equilibrado após cerca de três meses de crescimento. Por fim, mantenha podas para manter a planta em forma e remover qualquer crescimento indesejado.

Como cultivar limão caviar; conheça mais sobre essa planta e veja dicas para tê-la no quintal - Fonte: Canva
Como cultivar limão caviar; conheça mais sobre essa planta e veja dicas para tê-la no quintal – Fonte: Canva

Quanto tempo leva para produzir o limão caviar?

A produção de frutas geralmente começa cerca de três anos após o plantio, mas pode variar dependendo das condições de crescimento da planta. Quando as frutas estiverem maduras, elas podem ser colhidas manualmente e usadas em diversas receitas, desde saladas até sobremesas.

Segundo uma matéria de Camé Moraes, no site R7, publicada em 10 de dezembro de 2020, essa fruta custa muito caro, pois produz apenas uma vez no ano, diferente das outras variedades. Enquanto os outros produzem toneladas por muda, ele tem uma média de apenas 800 gramas por ano, o que torna seu consumo mais valorizado.

Como cultivar limão caviar; conheça mais sobre essa planta e veja dicas para tê-la no quintal - Fonte: R7
Como cultivar limão caviar; conheça mais sobre essa planta e veja dicas para tê-la no quintal – Fonte: R7

Apesar de ser um cultivo que demanda de atenção e cuidados frequentes, o limão caviar é uma ótima opção para sobremesas e receitas incríveis. Portanto, para quem deseja iniciar o cultivo, aproveite esse guia do Casa e Agro que vai ajudar muito.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More