Anúncio

Conhece a árvore de eucalipto? Aprenda a cultivá-la aqui

Cheirinho de eucalipto no quintal não tem preço

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 27 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – O eucalipto, nomeado cientificamente por Eucalyptus, é uma árvore nativa da Austrália e pertence à família Myrtaceae. Existem mais de 700 espécies diferentes de eucalipto, com tamanhos variando de pequenos arbustos a árvores gigantes que podem atingir até 100 metros de altura. As folhas do eucalipto são conhecidas por sua cor verde prateada, e sua textura é áspera e levemente cerosa.

Continua depois da publicidade

Assim, se você está procurando por uma árvore que seja bonita e fácil de cultivar, o eucalipto é uma excelente opção. O eucalipto é uma planta de destaque que traz um toque de elegância ao seu jardim.

Continua depois da publicidade

Além disso, ele é uma fonte de aroma fresco e suave que enche o ar com seu perfume agradável. Continue a leitura e aprenda como plantar eucalipto no quintal, desde o ambiente ideal para o plantio ao controle de pragas. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Local de plantio

Antes de começar a plantar seu eucalipto, é importante escolher o local ideal. O eucalipto é uma planta que gosta de sol pleno, então, escolha um lugar que receba muita luz solar direta. Além disso, é importante escolher um local com um clima quente e seco, já que a árvore não é muito tolerante ao frio. Ademais, escolha um local que tenha boa drenagem para evitar que a planta fique encharcada e desenvolva raízes apodrecidas.

Eucaliptos (Reprodução Canva Pro)
Eucaliptos (Reprodução Canva Pro)

Preparo do solo 

O próximo passo é preparar o solo. O eucalipto cresce melhor em solos bem drenados. Para preparar o solo, comece removendo todas as plantas daninhas e pedras grandes. Em seguida, cave um buraco com profundidade suficiente para acomodar a raiz da planta.

Confira se o solo está solto e bem aerado, para as raízes poderem se desenvolver adequadamente. Você também pode adicionar um pouco de adubo orgânico ou composto ao solo para fornecer nutrientes adicionais à planta. Conforme o site Wiki How, você deve adicionar perlita ao solo, de modo a melhorar a porosidade do material. 

Imagem: site WikiHow
Imagem: site WikiHow

Tratos e cuidados

A irrigação e adubação do eucalipto são essenciais para garantir um crescimento saudável. O eucalipto é uma planta que gosta de água, especialmente durante os primeiros anos de crescimento. Assim, regue a planta regularmente, mas evite encharcar o solo. Para adubar a planta, você pode usar um fertilizante específico para árvores ou um adubo orgânico, como esterco bovino curtido.

Árvore de eucalipto (Reprodução Canva Pro)
Árvore de eucalipto (Reprodução Canva Pro)

Por último, é importante manter a planta livre de pragas e doenças. O eucalipto é uma planta resistente, mas pode ser afetado por algumas pragas, como pulgões e ácaros. Logo, se notar qualquer sinal de infestação, como manchas nas folhas ou insetos na planta, trate imediatamente com um inseticida adequado. Além disso, o Casa & Agro recomenda podar regularmente a planta para remover ramos mortos ou doentes e manter um formato adequado.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More