Anúncio

Aprenda a fazer fertilizante orgânico com esterco animal; Veja como

Esterco animal curtido como adubo orgânico

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 27 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – O esterco é como são chamadas as fezes animais em decomposição; um material de origem puramente orgânica, que funcionará como repositor nutricional do solo com culturas. Além da utilização como adubo, o estrume também pode ser usado para a geração de energia e produção de biogás. 

Continua depois da publicidade

Desse modo, o esterco se tornou uma fonte de lucro para os produtores e um bom destino para o resíduo da produção animal. E você, deseja aprender como transformar excrementos animais em um poderoso fertilizante orgânico? Continue a leitura e entenda mais sobre os tipos de esterco e o processo de confecção. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Estrume fresco

O maior problema em utilizar o esterco fresco em adubação orgânica, é que estes podem conter micro-organismos patogênicos. Logo, não se recomenda o uso em cultivos de hortaliças, por exemplo, pois podem contaminar partes comestíveis das plantas e causar complicações gastrointestinais no consumidor. 

Continua depois da publicidade
Pilha de estrume (Reprodução Canva Pro)
Pilha de estrume (Reprodução Canva Pro)

Um problema que pode ser facilmente se resolver com o processo de curtimento. Mas afinal, o que é o processo de curtimento? O esterco torna-se curtido quando é deixado em um monte para “envelhecer” sob condições naturais, tornando-se mais viável e potente para uma adubação orgânica segura. Veja abaixo, como fazer para transformar o esterco fresco em esterco curtido!

Pilha de estrume (Reprodução Canva Pro)
Pilha de estrume (Reprodução Canva Pro)

Como curtir esterco bovino

Conforme Nathalia Fabro, em 26 de novembro de 2018, contribuinte do Globo Rural, inicialmente deve-se decidir onde o esterco será feito: composteira, caixotes de pallets ou vala, por exemplo. O importante é que seja um lugar aberto, ao ar livre.

Reúna os excrementos, serragem, folhas secas, restos de frutas da cozinha e tudo que possa virar adubo orgânico e coloque no local. Em seguida, é necessário umedecer diariamente o monte de adubo. Utilize baldes ou uma mangueira para auxiliar no processo.

Imagem: Globo Rural
Imagem: Globo Rural

Ademais, é necessário revolver todo o material do monte, com uma pá ou enxada, a cada 2 dias, para haver uma uniformidade no processo de envelhecimento e decomposição. O blog Casa e Agro recomenda que em tempos chuvosos, faça-se a cobertura do material com uma lona plástica para evitar a lavagem de nutrientes para o solo sob a pilha de estrume.

Adubo orgânico pronto

O processo de curtimento do estrume leva de 60 a 90 dias. Nesse tempo, o adubo estará pronto para a utilização na lavoura como adubo orgânico. Para se certificar de que o adubo está realmente pronto, analise suas características físicas. Deve haver uma mudança na coloração, no cheiro e na textura do material.

Estrume (Reprodução Canva Pro)
Estrume (Reprodução Canva Pro)

Contudo, ao final do processo, o esterco curtido deve ser uma massa escura acinzentada com aspecto pouco gorduroso, porém solta e leve, de odor agradável de terra e sem nenhum mau cheiro. Logo, vale ressaltar que se o material ainda apresentar umidade, cheiro característico de esterco e cor escura, ele ainda não está pronto para o uso. Portanto, deve-se estender o tempo e continuar no processo de curtimento até que as características estejam aceitáveis.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More