Anúncio

3 frutas para cultivar na água, veja

Começar um pomar ficou ainda mais simples com essas espécies

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 28 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – Cultivar espécies frutíferas em casa é desejo de muitas pessoas. Afinal, quem não gostaria de colher frutas frescas direto do pé? Contudo, já pensou no trabalho em obter mudas ou esperar uma semente germinar? Dessa forma, frutas para cultivar na água são uma alternativa acessível para começar diferentes plantios de forma rápida e prática.

Continua depois da publicidade

Um pequeno vidro repleto de água já costuma ser suficiente para conseguir novas plantas, inclusive frutíferas. As técnicas associadas a hidroponia prometem um cultivo rápido e de baixa manutenção, perfeito para quem não tem muito tempo mas não quer deixar de plantar. Confira a seguir 3 frutas para cultivar na água e dar início a um pomar aí na sua casa.

Continua depois da publicidade
Frutas para cultivar na água (Reprodução Canva)
Frutas para cultivar na água (Reprodução Canva)

Frutas para cultivar na água: como começar?

O enraizamento feito dentro da água é um mecanismo a muito tempo utilizado para produzir mudas e multiplicar diferentes espécies. Além disso, segundo a redação do site Abril, em 22 de novembro de 2021, investir em um jardim aquático te permite reutilizar frutas e vegetais que você tem em casa pois esses alimentos são potenciais emissores de raízes. Muitas vezes, você nem precisa retirar a vegetação de dentro d’água. Veja abaixo 3 frutas para cultivar na água e começar!

Continua depois da publicidade
Imagem Abril
Imagem Abril

Abacate

O abacate pode ser propagado através do caroço. Desse modo, comece higienizando a semente de uma fruta saudável. Em seguida, enfie três palitos no caroço para dar sustentação e coloque-o em um copo ou prato preenchido com água de maneira que metade de sua superfície fique submersa. Posicione o recipiente próximo a uma janela iluminada e troque a água regularmente. Quando a muda atingir cerca de 18cm, você pode prosseguir para o transplante.

Abacate (Reprodução Canva)
Abacate (Reprodução Canva)

Manga

Para plantar manga na água, comece descascando uma fruta e remova o excesso de polpa ao redor da semente. Coloque-a dentro de um recipiente com um pouco de água com a região arredondada para cima. A germinação pode levar até três semanas. Quando a muda estiver estabelecida, faça o transplante para um vaso com terra de boa qualidade ou para um canteiro no quintal.

Manga (Reprodução Canva)
Manga (Reprodução Canva)

Abacaxi

O cultivo do abacaxizeiro ocorre no solo, mas você pode fazer o enraizamento dentro d’água e obter uma muda por meio da fruta. Para isso, você vai precisar de um abacaxi com folhas saudáveis, nem muito maduro e nem muito verde.

Separe a coroa e verifique se a base está firme. Remova algumas folhagens da parte inferior e mergulhe-a em um recipiente com água de forma suspensa. Ademais, troque todos os dias o líquido para evitar fungos e bactérias. Assim que as raízes surgirem, faça o  transplante para o local definitivo.

Abacaxi (Reprodução Canva)
Abacaxi (Reprodução Canva)

Gostou das dicas sobre enraizamento? Agora ficou mais simples construir um pomar em casa com essas frutas para cultivar na água e o passo a passo do blog Casa&Agro. Outrossim, muitas plantas também podem ser plantadas dentro d’água como tomate, temperos da horta e raízes. Não deixe de explorar essas opções!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More