Anúncio

Aprenda como cuidar de violetas para florir o ano todo

Sua violeta não quer florir? Entenda o porque neste guia completo.

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Montes Claros, 27 de fevereiro de 2023, por Diego Rodrigues- Este artigo é especialmente para você que tem violetas em casa e está tendo dificuldades em obter flores. Ou seja, hoje vamos mostrar como cuidar de violetas para florir por muito mais tempo. Serão dicas infalíveis sobre o que impede ou melhora a floração da sua plantinha. Acompanhe!

Continua depois da publicidade

As dicas de como cuidar de violetas para florir por muito mais tempo são simples, porém, dão resultados bastante expressivos já nos primeiros meses. Em suma, você deve saber qual substrato favorece a floração, como proporcionar a umidade correta e quando fazer a adubação. Veja tudo isso agora!

Continua depois da publicidade

Como cuidar de violetas para florir por muito mais tempo

Como cuidar de violetas para florir-Foto Canva Pro
Como cuidar de violetas para florir-Foto Canva Pro

Solos compactados, argilosos e pobres em nutrientes, impedem a floração da violeta, sim! Portanto, você deve utilizar um substrato bem leve e fértil. O que vem no vaso irá servir por alguns meses, mas será necessário trocá-lo, após a floração. Assim sendo, utilize uma mistura de turfa, areia e terra vegetal. Outra opção é adquirir um substrato especial para violetas, pois já vem com os compostos que favorecem a produção de flores.

Continua depois da publicidade

A temperatura do ambiente atrapalha a violeta

Como cuidar de violetas para florir-Foto Canva Pro
Como cuidar de violetas para florir-Foto Canva Pro

Tanto as altas temperaturas, como as baixas, atrapalham o surgimento das flores. Por isso, o Casa & Agro recomenda deixar o vaso em uma local arejado e com bastante luminosidade, como uma janela, por exemplo. Evite lugares fechados e ventilados por ar condicionado.

Por que a minha violeta não não quer florir?

O excesso de água costuma ser o principal problema de a sua violeta não florir. Contudo, a exposição à luz direta do sol e o substrato pobre em nutrientes, também são fatores a considerar. Por último, saiba que a presença de folhas doentes e galhos secos contribuem para a não floração.

O que é bom para violeta florir?

Como cuidar de violetas para florir-Foto Canva Pro
Como cuidar de violetas para florir-Foto Canva Pro

Fertilizantes são sempre bem vindos quando o assunto é floração. Sendo assim, utilize adubos NPK, na proporção 09-06-09, ou 10-10-10. Mas, você também pode preparar o seu próprio adubo e, para isso, separe os seguintes ingredientes:

  • 1 colher de borra de café;
  • 250g de casca de banana;
  • Uma colher de casca de ovo.

Modo de preparo

Bata tudo em um liquidificador com 800 ml de água, até diluir tudo. Em seguida, coloque a mistura em uma garrafa PET e deixe descansar por 24 horas. Não é necessário aplicar mais que uma vez por mês, e faça o uso sempre após as regas.

Quantas vezes tem que molhar a Violeta?

Como cuidar de violetas para florir-Foto Casa & Jardim
Como cuidar de violetas para florir-Foto Casa & Jardim

De acordo com um artigo publicado no site Casa & Jardim, em 8 de dezembro de 2015, por Amanda Cruz, a violeta é supersensível ao excesso de umidade. Nesse sentido, o correto é verificar a necessidade do substrato, isso é, enfie a ponta dos dedos na terra e veja se o solo ainda está encharcado. Em resumo, a espécie não necessita de mais que duas regas por semana. Siga todas estas dicas de como cuidar de violetas para florir e você terá flores mais duradouras e com cores bem vibrantes.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More