Anúncio

Plantas hidropônicas: veja como funciona esse sistema e o que plantar nesse formato

Conheça a famosa horta do futuro que permite cultivar várias espécies sem precisar de solo

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Delfim Moreira, 15 de setembro de 2022, por Isabela Sousa – As plantas hidropônicas são uma opção de cultivo excelente para quem deseja evitar sujeira no quintal. Além disso, essas espécies são cultivadas apenas com água, então, seu cultivo não precisa ser apenas no quintal, favorecendo ainda mais a possibilidade de produzir o próprio alimento.

Continua depois da publicidade

Para entender melhor sobre esse assunto, confira a matéria completa e veja como funciona esse sistema de hidroponia e quais são as plantas hidropônicas. Descubra agora como é fácil manter esse cultivo e ter vários tipos de plantas em casa.

Continua depois da publicidade
Plantas hidropônicas; veja como funciona esse sistema e o que plantar nesse formato - Fonte: canva
Plantas hidropônicas; veja como funciona esse sistema e o que plantar nesse formato – Fonte: canva

O que são plantas hidropônicas?

Esse tipo de planta nada mais é que espécies que se desenvolvem sem a necessidade de serem plantadas no solo. Ou seja, são plantas originárias de um cultivo feito a partir das raízes imersa na água, opção mais vantajosa para reduzir o uso de agrotóxicos.

Continua depois da publicidade

As plantas hidropônicas recebem através de um sistema de circulação de água todos os minerais necessários para crescerem saudáveis e aptas para um consumo de qualidade. Além disso, esse tipo de cultivo protege a plantas de vários tipos de fungos e ainda é uma técnica “limpa”.

Como não necessita de solo, cultivar esses tipos de plantas garante a chance de ter esse sistema até dentro de casa. E essas plantas podem variar de hortaliças até algumas espécies para paisagismo. Veja quais são.

Plantas hidropônicas; veja como funciona esse sistema e o que plantar nesse formato - Fonte: canva
Plantas hidropônicas; veja como funciona esse sistema e o que plantar nesse formato – Fonte: canva

Quais são essas plantas?

Muitas espécies de plantas podem se desenvolver bem em um sistema hidropônico. Porém, o ideal é que elas já estejam germinadas, pois sementes tendem a tornar o processo mais difícil. Neste caso, é preciso semear no solo e depois transferir para o sistema.

De forma a evitar que o processo não funcione, o correto é já iniciar o cultivo com plantinhas já germinadas. Veja as melhores opções que se dão super bem crescendo longe do solo:

  • Alface;
  • Aipo;
  • Tomate;
  • Hortelã;
  • Pimenta;
  • Espinafre;
  • Morango;
  • Manjericão;
  • Orégano;
  • Sálvia;
  • Samambaia;
  • Palmeira;
  • Dracena;
  • Fícus.

Espécies ornamentais são ainda mais simples de cultivar que as próprias hortaliças, já que necessitam de uma quantidade menor de nutrientes. Essas são só algumas das opções que se dão bem nesse sistema.

Como fazer um sistema hidropônico?

A princípio esse sistema pode ser comprado, mas com alguns canos de PVC e água em abundância também dá para fazer a montagem em casa. Contudo, é preciso ter todos os nutrientes para colocar na água.

Conforme visto em uma matéria no site UOL, publicada em março de 2019, por Márcia Di Domênico, como é do solo que a planta retira todos os minerais, na hidroponia uma solução nutritiva é dissolvida na água. Assim, supre as necessidades da planta.

Plantas hidropônicas; veja como funciona esse sistema e o que plantar nesse formato
Plantas hidropônicas; veja como funciona esse sistema e o que plantar nesse formato

A montagem com PVC precisa ser feita em um suporte que tenha uma pequena inclinação para que água possa circular. Algumas pessoas usam a produção de peixes para que as fezes sirvam como adubo, mas o adubo próprio fica disponível em lojas de jardinagem.

Viu como é simples cultivar plantas hidropônicas? Experimente a técnica e tenha uma grande variedade no conforto de sua casa. Confira mais dicas sobre jardinagem para te inspirar no blog Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More