Anúncio

Como cuidar de maranta; a planta ideal para apartamento

Descubra a beleza de suas folhagens exóticas

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 09 de fevereiro de 2023, por Lídia Meireles – Famosa por suas folhagens coloridas, a maranta está entre as plantas mais usadas no paisagismo e decoração de interiores. Isso porque, se trata de uma espécie que se desenvolve muito bem à sombra. 

Continua depois da publicidade

A maranta faz parte das mais de 550 espécies da família Marantaceae que, por sua vez, está entre os 32 gêneros existentes da planta. Visto que suas folhas não suportam o sol direto, ela é uma excelente opção para quem procura plantas para dentro de casa. Veja abaixo, a melhor maneira de cultivar um exemplar.

Continua depois da publicidade
Como cuidar de maranta; a planta ideal para apartamento - Reprodução Canva
Como cuidar de maranta; a planta ideal para apartamento – Reprodução Canva

Onde posso plantar maranta

Em primeiro lugar, procure um lugar onde não bata sol. Em segundo, use um substrato composto por húmus de minhoca e terra vegetal. E, se por um lado a maranta gosta de umidade, por outro, o solo precisa ser bem drenado. Aliás, é muito comum confundir solo úmido com encharcado. Porém, o exagero pode matar a planta.

Continua depois da publicidade

A saber, colocar uma camada de seixos no fundo do vaso é uma excelente técnica para o escoamento da água. Dessa maneira, você não terá problemas com o acúmulo e evitará a proliferação de fungos nas raízes. 

Apesar da maranta ser ótima para cultivar em vasos e colocar dentro de casa, se você considerar as dicas do solo e da sombra, poderá plantá-la no jardim. Além disso, o ambiente deve ser fresco e arejado, porém, sem ventania para não danificar as folhas.

 

Maranta - Reprodução Canva
Maranta – Reprodução Canva

Porque a maranta se fecha

Segundo relatos, a maranta costuma se fechar durante à noite e abrir de dia. No entanto, conforme consta na matéria do site Casa Abril, publicada em 5 de janeiro de 2022, não existe explicação científica para esse fenômeno. Contudo, especula-se que poderá ser um sistema de defesa da planta.

Como cuidar de maranta; a planta ideal para apartamento - Reprodução Canva
Como cuidar de maranta; a planta ideal para apartamento – Reprodução Canva

Como propagar 

A melhor maneira é através da divisão de touceiras, ou seja, você deverá separar a planta mãe em pequenos feixes. Entretanto, separe com bastante cuidado para proteger as raízes. Feito isso, prepare os vasos com substrato rico em nutrientes e plante um maço de maranta em cada recipiente.

Depois do plantio, regue com água abundante, coloque os vasos à sombra e aguarde a mudinha pegar. Logo o vaso estará cheio de folhagem colorida e pronto para embelezar sua casa. Enquanto isso, você deverá regar a planta todos os dias.

Por fim, sempre que aparecer alguma folha seca você deverá retirar para que a maranta não gaste energia à toa. Além é claro de manter o visual sempre bonito. Pois bem, ficamos por aqui e esperamos te encontrar logo mais, na próxima matéria do blog Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More