Anúncio

Confira agora as melhores dicas para cultivar zamioculca no vaso

Uma planta resistente e de fácil cuidado

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Curitiba, 07 de fevereiro de 2023, por Caroline Fortunato- Para você que gosta de plantas diferenciadas para compor o ambiente, a zamioculca é a opção perfeita. Além disso, você pode realizar o seu cultivo e cuidados de forma simples e prática.

Continua depois da publicidade

Mostraremos todo o passo a passo de como cultivar, cuidar e, claro, as informações base à respeito da zamioculca para que você fique familiarizado com a espécie. Continue acompanhando e tire todas as suas dúvidas.

Continua depois da publicidade
Zamioculca(Reprodução Canva)
Zamioculca(Reprodução Canva)

Conhecendo a zamioculca

A zamioculca é uma espécie de planta pertencente à família araceae.  Uma planta perene, e nativa do leste da África. Também conhecida por suas folhas largas e lustrosas, é frequentemente cultivada como planta de interior devido à sua facilidade de cuidado e adaptabilidade a diferentes condições de luz.

Continua depois da publicidade

Ela pode crescer até 60 cm de altura e 45 cm de largura, com folhas verdes escuras que podem chegar a 30 cm de comprimento. As flores da planta são pequenas e pouco atraentes, mas a planta é principalmente valorizada por suas folhas.

Como cultivá-la no vaso

Siga esse passo a passo e terá sucesso ao cultivar  zamioculca no vaso. De acordo com o Petz, em 09 de janeiro de 2023, para começar, escolha um vaso adequado com boa drenagem e espaço suficiente para o crescimento da planta. Use um solo bem drenado, com uma mistura de terra de folha, areia e turfa. Regue regularmente, mantendo o solo úmido, mas sem encharcamentos. Deixe o solo secar ligeiramente antes de regar novamente.

Além disso, mantenha a zamioculca em lugar bem iluminado, mas sem sol direto. Fertilize a planta a cada 2-3 meses com adubo orgânico ou fertilizante líquido diluído. Corte as folhas mortas regularmente para manter a planta saudável e atraente.

Pode as pontas das folhas para evitar o crescimento excessivo e controlar o tamanho da planta. E, lembre-se que a zamioculca é uma planta de baixa manutenção e resistente, então, basta seguir essas dicas básicas para ter sucesso em seu cultivo em vaso.

Zamioculca
Reprodução: Petz

Cuidados necessários

Por ser uma planta pouco exigente, resistente e de baixa manutenção, a zamioculca torna-se uma ótima escolha para aqueles sem muita experiência em jardinagem ou para aqueles que procuram uma planta de interior fácil de cuidar. Se está na dúvida sobre qual a melhor forma de cultivar, o site Casa&Agro mostrará.

Você pode cultivá-la tanto a partir de sementes quanto de mudas. A escolha entre uma ou outra opção depende, principalmente, da sua disponibilidade e do tempo disponível para o cultivo.

Plantá-la a partir de sementes requer mais paciência e tempo, pois as sementes podem demorar mais tempo para germinar e a planta pode levar alguns anos para atingir o tamanho desejado. No entanto, é uma opção acessível e pode ser uma experiência divertida e gratificante para os amantes de jardinagem.

Já plantar a zamioculca a partir de mudas é uma opção mais rápida e fácil, pois as mudas já estão estabelecidas e podem ser transplantadas diretamente para o vaso definitivo. Além disso, é possível encontrar suas mudas em lojas de jardinagem ou viveiristas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More