Jejum intermitente: como iniciar essa prática para emagrecer com saúde

O jejum intermitente é o caminho para você ter mais qualidade de vida e emagrecer com saúde

Fazer uma dieta saudável que proporcione a possibilidade de emagrecer com saúde é o sonho de todas as pessoas que sofrem com o sobrepeso. No entanto, é muito complicado conseguir algo do tipo. Afinal, o que geralmente nós conhecemos são as dietas restritivas, terminantemente desaconselhadas pelos profissionais da saúde. É nesse campo que surge o jejum intermitente, um modelo de dieta saudável para melhorar o funcionamento do organismo e emagrecer com saúde. Quer saber mais? Pois, nesse sábado, dia 26 de fevereiro, a gente explica para você.

Continua depois da publicidade

A equipe do Truques Caseiros foi em busca de informações precisas sobre o jejum intermitente. Nós buscamos conhecer o processo e qual a forma mais segura de uma pessoa iniciar essa dieta saudável. E para nortear essas ideias, nos apoiamos na teoria da nutricionista Tatiana Zanin. Sendo assim, os resultados estão expostos aqui, para você conhecer e descobrir como iniciar esse processo com segurança. Então, sem perda de tempo, venha com a gente e confira!

Leia: Dieta low carb: aprenda diferentes formas de criar um cardápio com economia e variedade.

Continua depois da publicidade

O jejum intermitente é um processo de reprogramação metabólica

Uma das advertências que Tatiana Zanin faz é de que o jejum intermitente é uma forma de reprogramação metabólica. Portanto, não se trata de você fazer restrição alimentar com o objetivo de perder peso. Trata-se de mexer com o seu metabolismo, remodelando o seu funcionamento para que ele use a gordura do corpo como fonte de energia. Ou seja, você usa a gordura para o desempenho das atividades quotidianas e as elimina.

Essa é a maneira como esse modelo de dieta age. Sendo assim, o que se percebe é a melhora dos índices da saúde. Ou seja, buscamos reprogramar o metabolismo do corpo para que ele funcione de maneira adequada. E isso acaba levando ao emagrecimento saudável. Portanto, para começar o jejum intermitente a pessoa deve, antes de tudo, estar ciente disso. Ela vai entrar num processo de transformação da mente e do corpo. E é isso o que vai levar à redução de peso.

Continua depois da publicidade

Como começar o processo

No jejum intermitente tudo se baseia na ingestão de alimentos saudáveis intercalados com um período de abstenção. A pessoa terá horários determinados para se alimentar e horários em que deverá interromper a alimentação. O começo do processo também deve ser assim. O processo inicial deve ser esse e assim deve perdurar. Em outras palavras, você não vai passar fome: vai adequar os horários das suas refeições.

Então, detalhando o assunto, a indicação é que você coma alimentos saudáveis. Quais seriam esses alimentos? Alguns exemplos são leguminosas, frutas e verduras, bem como alimentos integrais. As carnes indicadas são as magras, como frango e peixe. Já no momento do jejum você não deve comer nada, mas pode (e deve) ingerir líquidos. Nesse caso, vale beber muita água, café, chá e suco. Nesses últimos casos, sem açúcar, claro. Portanto, começar o processo não é difícil. Por isso a indicação é iniciar com uma abstenção de 16 ou 12 horas, conforme será indicado a seguir.

Confira: Dieta: saiba até que ponto o jejum e a falta de carboidratos afetam a sua saúde.

Utilize as noites ao seu favor no jejum de 16 ou 12 horas

A especialista Tatiana Zanin afirma que o jejum que ela faz é o de 16 horas. E de acordo com ela o resultado é excelente. Isso à primeira vista pode parecer insano, mas quando aprendemos a utilizar a noite como aliada, o processo é mais simples. Pois, se você considerar o período do repouso noturno, uma boa parte desse período já terá sido vencida. Irão restar apenas algumas horas para finalizar o jejum e se alimentar novamente. Entretanto, se 16 horas lhe parecer muito para começar, você pode iniciar com um jejum de 12 horas.

Serão 8 horas (ou 12 horas) para você se alimentar, mas com uma dieta saudável. Quando for se alimentar, você deve consumir alimentos leves que lhe deem sustentação. Nesse período devem ser feitas de 3 a 4 refeições saudáveis. Por exemplo: se você iniciar o jejum intermitente às 20 horas, terá uma “janela’ para se alimentar das 12 até as 20 horas. E os resultados, segunda Tatiana Zanin, são ótimos. Contudo, em todas as oportunidades ela sempre adverte que qualquer pessoa precisa de acompanhamento profissional, pois não é aconselhável fazer o jejum por conta própria.

No canal Tua Saúde a nutricionista sempre divulga vídeos sobre o assunto, como esse que listamos abaixo. Ela é bastante didática para explicar a questão, os benefícios do jejum intermitente e como fazê-lo de maneira adequada. Sugerimos que assista para conhecer mais sobre o assunto. É só clicar no player abaixo.

Você também pode gostar: Dicas para turbinar sua dieta e perder peso sem parar de comer.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies