Bacalhau com batatas: saiba como deixar sua Semana Santa mais saborosa

Com dicas simples, seu almoço especial ficará dos mais saborosos

São José dos Campos-SP, 21 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – O bacalhau com batatas é um prato dos mais apreciados e muito comum aqui no Brasil, até por conta do alto preço dessa carne. Assim, a batata ajuda a dar volume para não precisar gastar tanto com essa iguaria.

Continua depois da publicidade

No entanto, a Semana Santa está chegando e, para muitos cristãos, não se deve comer peixe nesses dias. Consequentemente, a bacalhoada ou o bacalhau com batatas são boas e interessantes opções. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.

Como preparar o bacalhau com batatas

Bacalhau com batatas: saiba como deixar sua Semana Santa mais saborosa. Foto: Pixabay
Bacalhau com batatas: saiba como deixar sua Semana Santa mais saborosa. Foto: Pixabay

Primeiramente, precisamos definir os ingredientes necessários para a produção do seu bacalhau com batatas. Neste caso, vamos precisar de apenas sete itens para fazer, e sem gastar muito. Segue a lista:

Continua depois da publicidade
  • Batata: 500 gramas;
  • Bacalhau: 500 gramas;
  • Cebolas grandes: 4 unidades;
  • Creme de leite: 1 lata;
  • Azeitona verde: 1 lata;
  • Azeite;
  • Sal a gosto.

Como fazer passo a passo

Agora, com todos os ingredientes em mãos, vamos começar a, de fato, fazer o nosso bacalhau com batatas para a Semana Santa. Primeiramente, vamos cozinhar as batatas na panela.

Assim, use um acessório comum, em fogo médio, e cozinhe até ficar mole. Após alguns minutos, descasque a batata e corte em pedaços pequenos, tipo fatias.

Continua depois da publicidade

Depois, você vai colocar o bacalhau para cozinhar também na panela. Neste caso, é importante deixar o peixe 12 horas antes de molho, como forma de diminuir o sal. Senão, ele vai ficar muito picante e difícil de comer quando ficar pronto.

Neste caso, o ideal é colocá-lo em um recipiente com água fria, na geladeira. Além disso, deve-se trocar a água a cada seis horas.

Após cozinhar por alguns minutos, pegue o bacalhau e desfie, misturando-o com azeitonas sem caroço. Nesse caso, vale a pena comprar o produto já sem o caroço, para agilizar na hora da produção.

Uma reportagem do portal de notícias da Band, no dia 13 de abril de 2022, mostra mais alguns detalhes de como se fazer essa receita.

Bacalhau com batatas: saiba como deixar sua Semana Santa mais saborosa
Bacalhau com batatas: saiba como deixar sua Semana Santa mais saborosa

Importância da cebola

Em seguida, você também vai pegar a cebola, cortá-la em rodelas e colocar com azeite no fogo para refogar. Isso também é um momento dos mais importantes para garantir o sucesso da sua receita caseira.

Depois disso, pegue um refratário e coloque bastante azeite no fundo, antes de adicionar as batatas já cozidas. Então, você vai precisar colocar o bacalhau desfiado com a azeitona.

Na sequência, é só pegar aquela cebola que deixou refogada e colocá-la também por cima do bacalhau com batatas. No entanto, ainda não terminou a receita, pois, você vai precisar despejar a lata de creme de leite por cima, para dar aquele charme especial.

Após tudo isso, é só colocar no forno e esperar mais alguns minutos até ficar devidamente dourado. Então, o blog Truques Caseiros, o seu preferido da internet, lembra que o ideal é uns 40 minutos para servir o seu bacalhau com batatas.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies