Cannoli: tudo o que você precisa saber sobre essa receita italiana com a cara de São Paulo

Da Itália para a Mooca e da Mooca para o mundo; doce irresistível e saboroso

São José dos Campos-SP, 19 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho –  O cannoli é um doce tipicamente italiano, com uma massa crocante em um recheio que pode variar de sabor. Além disso, essa massa se tornou altamente popular em São Paulo, especialmente no bairro da Mooca.

Continua depois da publicidade

Afinal de contas, a cidade tem forte influência de colônia italiana e o cannoli se tornou famoso. Contudo, nada impede de fazermos esse doce delicioso também em casa e em qualquer região do país.

Ingredientes para um cannoli simples

Cannoli: tudo o que você precisa saber sobre essa receita italiana com a cara de São Paulo. Foto: Pixabay
Cannoli: tudo o que você precisa saber sobre essa receita italiana com a cara de São Paulo. Foto: Pixabay

Agora, vamos aproveitar o domingão para ensinar a receita de um cannoli simples. Neste caso, vamos precisar de apenas sete itens, e o recheio que escolhemos é o de chocolate com baunilha.

Continua depois da publicidade

Contudo, também podemos fazer receitas com outros ingredientes, como o doce de leite, por exemplo. A seguir, veja o que vai precisar para fazer o seu cannoli paulistano:

  • Massa de cannoli (ou massa folhada);
  • Óleo vegetal para fritar;
  • 250g de ricota;
  • 1/4 xícara de açúcar de confeiteiro;
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1/4 xícara de gotas de chocolate.

Como fazer passo a passo

Primeiramente, devemos abrir a massa e cortar em círculos, no tamanho desejado. Afinal de contas, não existe um tamanho único, embora sejam mais ou menos do mesmo jeito.

Continua depois da publicidade

Depois, deve-se enrolar cada círculo em torno de um tubo de metal. Isso é necessário para garantir a forma adequada da massa do cannoli.

Em seguida, você deve aquecer o óleo em uma panela grande e fritar os cannolis até ficarem devidamente dourados e crocantes. Além disso, o mais interessante é que esse processo é muito rápido e dura de dois a três minutos.

Tanto é que, em São Paulo, nos intervalos do jogo do Juventus, sempre há um vendedor que faz e vende os cannolis na hora. Enquanto as massas esfriam, já pode preparar o recheio.

Neste caso, é de hora de misturar a ricota, açúcar de confeiteiro e extrato de baunilha em uma tigela até ficar homogêneo. Então, vai colocar as gotas de chocolate e misturar tudo de novo.

Como finalizar a receita

Agora, na reta final da receita do doce italiano, devemos retirar o tudo de metal do cannoli e colocar o recheio em um saco de confeiteiro. Com isso, é hora de encher a massa com esse recheio. Se desejar, você pode polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro sobre os cannolis antes de servir.

Essa é uma receita básica de cannoli, mas você pode variar o recheio adicionando frutas secas ou raspas de limão, ou laranja. Além disso, o blogue Truques Caseiros, o seu favorito da internet, lembra que a massa de cannoli pode ser substituída por massa folhada para uma opção mais fácil. Aproveite!

Cannoli: tudo o que você precisa saber sobre essa receita italiana com a cara de São Paulo
Cannoli: tudo o que você precisa saber sobre essa receita italiana com a cara de São Paulo. Foto: Band

Por fim, uma reportagem do portal de notícias da Band, assinada por Edu Guedes, mostra um pouco mais sobre as dicas de como se fazer um cannoli.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies