Cactos: se surpreenda com essas dicas incríveis e aprenda a cuidar da sua planta

Confira também os locais mais adequados para cultivar em casa

São José dos Campos-SP, 30 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – Cactos são plantas resistentes e fáceis de cuidar, o que faz com que muitos escolham essas plantas para ter casa. No entanto, sempre precisam de alguma atenção, por menor que seja.

Continua depois da publicidade

Desta maneira, neste post, vamos falar um pouco sobre a melhor maneira de cuidar dos cactos e onde colocá-los também em casa. Assim, quem deseja apostar nessa planta, já vai ter alguma noção do assunto.

Escolha um local com luz solar para os cactos

Cactos: se surpreenda com essas dicas incríveis e aprenda a cuidar da sua planta. Foto: Pixabay
Cactos: se surpreenda com essas dicas incríveis e aprenda a cuidar da sua planta. Foto: Pixabay

Primeiramente, a maioria dos cactos precisa de luz solar direta para crescer e florescer. Portanto, se realmente tiver interesse nesta planta, você deve sempre escolher um local ensolarado na sua casa. Por exemplo, é o caso de uma janela voltada para o sul ou oeste.

Continua depois da publicidade

Outra situação muito importante é lembrar que essas são plantas resistentes mas, ainda assim, precisam de proteção contra temperaturas extremas. Neste sentido, deve-se evitar locais com correntes de ar frio, pois isso pode danificar suas plantas e uma coisa que seria bacana para sua casa, poderá estragar e durar pouco tempo.

Além disso, cactos não precisam ser regados com frequência. Por isso, sempre deixe o solo secar completamente antes de regar novamente. No entanto, também vale ressaltar que a frequência de rega varia dependendo do tamanho e do tipo de cacto. Contudo, geralmente é necessário regá-los a cada duas semanas.

Continua depois da publicidade

Devemos drenar bem o solo

Depois, vale entender ainda que cactos precisam de solo bem drenado para evitar que suas raízes apodreçam. Por isso, você deve usar um solo especial para cactos ou misturar areia grossa com a terra para ajudar a melhorar a drenagem.

Então, também se deve escolher um vaso adequado. Logo, o vaso precisa ser grande o suficiente para a planta crescer. Isso porque essas plantas têm raízes superficiais e não precisam de um vaso muito profundo. Entretanto, você precisa sempre checar se o vaso tm furos de drenagem para evitar o acúmulo de água.

Ainda, nos cuidados com a planta, é possível fertilizar, mas fazendo sempre com moderação. Afinal de contas, cactos não precisam de muitos nutrientes para crescer e ficar forte e bonito.

Neste caso, devemos usar um fertilizante específico para cactos uma vez por mês durante a temporada de crescimento (primavera e verão). Assim, o resultado vai ficar ainda melhor.

Uma reportagem do portal de notícias Uol, assinada pelos jornalistas Dan Novachi e Nathalie Ayres, no dia 24 de abril de 2021, destaca alguns detalhes sobre como cultivar os cactos.

Cactos: se surpreenda com essas dicas incríveis e aprenda a cuidar da sua planta
Cactos: se surpreenda com essas dicas incríveis e aprenda a cuidar da sua planta – Reprodução Uol

Limpeza também é importante

Mas, o que também não podemos esquecer é de limpar suas plantar regularmente. Assim, limpe as folhas e espinhos do cacto regularmente para evitar a acumulação de poeira e sujeira. Isso também ajuda a prevenir doenças e pragas.

Por fim, o blogue Truques Caseiros, o seu preferido da internet, lembra que, com essas dicas simples, você poderá desfrutar de cactos saudáveis. E terá plantas bonitas em sua casa por muitos anos.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies