Anúncio

Suculentas tóxicas e perigosas: veja quais são as espécies

Redobre a sua atenção para tê-las sem perigo

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São Paulo, 26 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – Você sabia que existem algumas espécies de suculentas tóxicas? Essas plantinhas, apesar de serem muito fofas, apresentam um grande risco à saúde dos humanos e, também, dos pets, como cachorros e gatos.

Continua depois da publicidade

Não perca mais tempo e confira agora mesmo quais são as principais suculentas tóxicas que existem. Assim, você poderá proteger todos os membros da sua família com essas informações.

Continua depois da publicidade

Quais são as suculentas tóxicas?

Apesar de parecerem muito simpáticas e sem risco, algumas suculentas são tóxicas e muito perigosas. Isso devido ao fato de que, essas plantas tiveram que se adaptar a ambientes muito hostis e, diante disso, algumas acabaram desenvolvendo métodos de defesa para sobreviver contra seus predadores, como diferentes graus de toxicidade ou espinhos muito afiados.

Continua depois da publicidade

Vale destacar que, embora pouquíssimas espécies de suculentas tóxicas ofereçam risco para os humanos, o grau de toxicidade de algumas espécies pode ser uma grande ameaça para crianças ou animais de estimação. Desse modo, todo o cuidado é mais do que necessário com essas plantinhas, combinado?

Abaixo, você poderá conferir uma lista preparada por nós, do Casa & Agro, com algumas dessas espécies consideradas tóxicas e de alto risco. Não deixe de se atentar a cada tópico, combinado?

Euphorbia

Euphorbia (Foto: Canva)
Euphorbia (Foto: Canva)

Devido a essa grande diversidade de plantinhas que existe ao redor do mundo inteiro, é possível encontrar euphorbias de todos os tipos de tamanhos e formas, desde arbóreas a herbáceas. Além disso, também encontra-se plantinhas que são consideradas mais do que venenosas para os pets e, também, para os humanos.

Esta família de plantas caracteriza-se por conter nas suas folhas uma seiva, que recebe o nome de látex branco, que é consideravelmente tóxica para todos. De modo que, se você deseja manipular essa plantinha, não hesite em usar luvas! Além disso, em hipótese alguma esse látex deve ser ingerido e, caso isso ocorra, é fundamental procurar um posto de atendimento médico o mais rápido possível.

Kalanchoe

Kalanchoe (Foto: Canva)
Kalanchoe (Foto: Canva)

A kalanchoe é outra suculenta muito popular. Afinal, conforme informado pela redação da Abril, no dia 1de fevereiro de 2017, ela não é muito difícil tomar conta. Vale destacar que ela é uma plantinha nativa da ilha de Madagascar e se destaca por suas belas folhas verdes. Além disso, seus buquês de pequenas flores, que podem ser amarelas, vermelhas, alaranjadas ou rosadas, também fazem grande sucesso.

Reportagem sobre suculentas (Foto: Reprodução Reportagem Abril)
Reportagem sobre suculentas (Foto: Reprodução Reportagem Abril)

O kalanchoe tem um baixo grau de toxicidade que, embora não seja considerado perigoso para os seres humanos, pode prejudicar animais de estimação, como cães e gatos. Se a ingestão acontecer diante a um descuido, recomenda-se que você leve o seu pet ao veterinário o mais rápido possível. Afinal, em muitos casos, o envenenamento pode ser irreversível.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More