Anúncio

Como cultivar alecrim em vaso? Tenha planta perfumada, ornamental e culinária bem perto de você

Tenha uma plantinha versátil em casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 26 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Você já pensou em cultivar algo em casa, certo? Mas e se esse algo fosse uma plantinha que pode servir pra perfumar ambientes ou, até mesmo, na culinária da sua casa? Extremamente versátil, não acha? É justamente por isso que queremos ensinar como cultivar alecrim! Uma plantinha que não irá decepcionar.

Continua depois da publicidade

Por isso, hoje, no artigo abaixo, nós iremos te explicar de uma vez por todas como cultivar alecrim e o que você deve fazer. Não é nada difícil, na verdade, é até bem simples! Contudo, ter um manual na mão que simplifique o processo torna tudo ainda melhor, não acha? Portanto, sem mais delongas, veja os detalhes e invista nele ainda neste mês. Bora lá?

Continua depois da publicidade

Como cultivar alecrim?

Primeiramente, para entender como cultivar essa planta aromática, ornamental e que pode ser usada na cozinha, nada mais justo do que aprender qual o melhor ambiente para tê-la, não é verdade? Dessa forma, segundo uma matéria publicada pelo Globo Rural, no dia 23 de julho de 2016, por João Mathias, o alecrim não é um grande fã de temperaturas extremas.

Continua depois da publicidade

Além disso, para que o seu cultivo tenha sucesso, se possível, dê preferência para locais em que não haja grande excesso de umidade e em épocas com pouca chuva. A planta gosta principalmente de luminosidade. Então, a deixe em um local em que ela pegue, pelo menos, 5 horas de sol diárias.

Como cultivar alecrim em vaso? Tenha planta perfumada, ornamental e culinária bem perto de você
Como cultivar alecrim em vaso? Tenha planta perfumada, ornamental e culinária bem perto de você – G1

Como fazer o plantio do alecrim?

Escolha um solo que seja fácil de manter úmido, mas que não fique encharcado, ou seja, com processo de escoamento de água bem firmado. Esse solo, em geral, deve ser o conhecido como solo arenoargiloso, o qual é leve, bem drenado e que possui o pH neutro, entre 7 e 7,8.

Junto a isso, saiba que a muda deve permanecer em um local próprio para início de plantios, como é o caso da sementeira, até o transplante para o local definitivo. A época mais indicada para tal ação é entre os meses de setembro e novembro. Nesse sentido, saiba que o ideal também é que cada muda fique cerca de 10 cm de uma cova para outra e que a profundidade destas seja de cerca de 5 cm.

Cuidados com a planta

Por fim, os demais cuidados depois de aprender como cultivar alecrim não podem ser deixados de lado. Sendo assim, as regas devem ser frequentes, em especial logo no início do plantio e enquanto o alecrim é jovem.

À medida que a planta se desenvolve, você pode diminuir a frequência para que não fique encharcado, deixando iniciar o processo do solo ficar levemente seco. Uma outra atenção que se deve ter é que, apesar de a poda não ser necessária, você pode investir em um corte de alguns centímetros dos galhos na primavera. Isso ajuda a manter o formato da planta e a juventude dela também.

E, então? O que você achou de aprender como cultivar alecrim? Percebeu que é super tranquilo? Se possível, comece pelas mudas ao invés de sementes e, prontinho. Sem dores de cabeça e em poucas semanas você já terá uma linda espécie em casa. Agradecemos a leitura até aqui e te aguardamos em nossa Casa&Agro, porque as dicas são publicadas diariamente aqui pensando em você. Até a próxima!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More