Anúncio

Saiba como cultivar cúrcuma ou açafrão-da-terra e conheça os benefícios desse tempero poderoso, veja

De plantio descomplicado, a espécie é ótima opção para se manter em casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 15 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – A cúrcuma tornou-se um dos condimentos queridinhos da cozinha brasileira devido a sua versatilidade na preparação de diferentes pratos. A culinária é apenas uma de suas áreas de aplicação, visto que o tempero é fonte de propriedades medicinais importantes para a saúde. Desse modo, já pensou cultivá-lo no conforto da sua casa?

Continua depois da publicidade

O pó dourado que costuma colorir a comida é extraído de uma parte da raiz da espécie de nome científico Curcuma longa, originária do continente asiático. Além de garantir diversos benefícios para a saúde, o açafrão-da-terra, como também é conhecido, exige pouquíssimos cuidados durante o cultivo, ou seja, você pode ter esse tempero sempre disponível em casa com facilidade. Confira, a seguir, como cultivar cúrcuma e saiba como desfrutar das vantagens de seu consumo.

Continua depois da publicidade
Cúrcuma (Reprodução Canva)
Cúrcuma (Reprodução Canva)

Por que a cúrcuma faz bem à saúde?

Você deve estar se perguntando: quais são os benefícios que uma simples especiaria pode trazer à saúde? A cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que contribui para a prevenção de doenças ou auxilia no tratamento de certas condições.

Continua depois da publicidade

Segundo Carol Firmino em matéria para o site UOL, em 19 de maio de 2021, seu consumo pode fazer o controle dos níveis de colesterol, o que protege a saúde do coração, melhora a digestão e age contra diferentes tipos de inflamação.

Ademais, o açafrão-da-terra facilita o metabolismo do açúcar, sendo um aliado contra a diabetes, possui ação antifúngica e auxilia na recuperação dos músculos após atividade física. A cúrcuma fresca ainda possui um alto poder de absorção e está associada a dietas saudáveis. Assim, nada melhor do que ter um pé desse tempero em casa!

Imagem UOL
Imagem UOL

Plantio de açafrão-da-terra

Agora que você já sabe para que serve a cúrcuma, por que não começar a cultivá-la? Para começar, você vai precisar de parte do rizoma de uma planta saudável que possua gemas para a produção de novas mudas.

O açafrão-da-terra pode ser cultivado diretamente no chão ou em vasos, contanto que o recipiente seja grande o suficiente para o desenvolvimento da espécie. Para enraizar, a especiaria precisa de altas temperaturas e sol pleno, o que a torna perfeita para o clima brasileiro.

Solo

Invista em solos arenoargilosos que possuam boa drenagem e ricos em matéria orgânica. Dessa forma, você pode adicionar areia e esterco bovino, ou outro composto orgânico, ao substrato, em uma proporção de três para um. Faça covas de 4cm de profundidade e plante o rizoma. Ademais, você também pode fazer uma adubação extra um mês após o início do cultivo.

Iluminação e regas

A cúrcuma é uma espécie resistente e de baixa manutenção. Mantenha-a sob luminosidade natural abundante para um bom desenvolvimento.

Quanto às regas, não há segredo. Regue diariamente de forma a manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. O excesso de umidade pode causar o apodrecimento das raízes. Para vasos, faça uma camada de drenagem no fundo do recipiente para o escoamento da água.

Cúrcuma (Reprodução Canva)
Cúrcuma (Reprodução Canva)

Como conseguir cúrcuma em pó?

Após a colheita, que costuma levar 10 meses após o plantio, você pode moer o açafrão-da-terra até chegar à textura em pó que facilita o uso do condimento. Para isso, leve os rizomas já higienizados à uma panela e cozinho-os por cerca de 45 minutos.

Em seguida, retire a pele e deixe-os secando sob o sol. O último passo é moer a cúrcuma ou triturá-la e aproveitar o tempero em pratos do dia-a-dia.

Cúrcuma (Reprodução Canva)
Cúrcuma (Reprodução Canva)

Gostou de conhecer um pouco mais da cúrcuma? O blog Casa Agro ainda recomenda a reserva de alguns rizomas para posterior replantio. Não deixe de desfrutar dessa especiaria pertinho de casa e comece a cultivar agora mesmo! Cheia de benefícios e sabor, ela vai transformar os seus preparos na cozinha e promover a saúde da sua família.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More