Anúncio

Flor açucena: aprenda como cultivar a tulipa brasileira

Também chamada de amarílis, linda flor tropical

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 15 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – A açucena é uma flor super adaptada no Brasil, por ser uma flor nativa das Américas tropicais. Conhecida como açucena, amarílis, tulipa brasileira ou flor-da-imperatriz, essa planta pertence ao gênero botânico Hippeastrum e à família botânica Amaryllidaceae. Algumas pessoas a confundem com a Amaryllis africana. Mas, embora pertençam à mesma família, são plantas de gêneros distintos.

Continua depois da publicidade

A flor-da-imperatriz é uma flor ornamental, com hastes que podem chegar a meio metro de altura, e pode ser encontrada em várias cores, mas, as colorações mais comuns são branco e vermelho. Quer aprender a propagar, plantar e cultivar a açucena? Continue a leitura e confira todas as informações e dicas que separamos para vocês. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Propagação da amarílis

A amarílis é uma planta bulbosa que pode ser propagada pela divisão do bulbo — bulbo similar ao da cebola — ou pelo plantio de sementes. A divisão do bulbo é a técnica mais utilizada pela sua maior rapidez no desenvolvimento. 

Continua depois da publicidade
Açucena (Reprodução Canva Pro)
Açucena (Reprodução Canva Pro)

Para começar, você deve desenterrar a sua planta e separar o bulbo (parte inferior rechonchuda, logo acima da raiz). Em seguida, lave-o com água corrente e o divida em 4 partes semelhantes. Por fim, plante os bulbos divididos, de modo que ⅓ fique fora do substrato. Desse modo, deixe-os fora do sol e em substrato úmido até notar o aparecimento das folhas, o que acontece por volta da 3 semana.

Amarílis (Reprodução Canva Pro)
Amarílis (Reprodução Canva Pro)

Substrato e vaso ideais

Conforme Nádia Simonelli, em 10 de dezembro de 2022, em contribuição para o blog Casa Vogue, o vaso ideal deve ser apenas um pouco maior que a circunferência do bulbo original. Sem esquecer de fazer furos no fundo, e montar a camada de drenagem com britas e manta geotêxtil.

Imagem: Blog Casa Vogue
Imagem: Blog Casa Vogue

O substrato para a flor açucena deve ser rico em matéria orgânica e bem drenante. O blog Casa e Agro recomenda a montagem do solo na proporção de: 2 partes de terra vegetal, ½ parte de humos de minhoca e ½ parte de perlita. 

Amarílis (Reprodução Canva Pro)
Amarílis (Reprodução Canva Pro)

Tratos e manejos da flor

A necessidade de luz solar é um dos tratos mais importantes no cultivo da flor-da-imperatriz, pois como ela é uma espécie vegetal tropical, exige várias horas de sol ao dia, sendo o ideal de 4 a 6 horas. A adubação também tem sua importância no cultivo dessa flor e precisa ser mensal em todas as estações, exceto no inverno. 

Tulipa Brasileira (Reprodução Canva Pro)
Tulipa Brasileira (Reprodução Canva Pro)

Ademais, as regas devem acontecer somente quando o solo estiver seco para evitar encharcamentos e apodrecimento do bulbo. E a poda da açucena, se dá somente pós-floração, quando as flores caem é necessário cortar a haste e deixar apenas as folhas. Contudo, a floração ocorre somente uma vez no ano e dura cerca de 3 semanas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More