Anúncio

Ilumine seu jardim; como usar luzes para criar um ambiente aconchegante

Veja como deixar seu jardim mais bonito com luzes diferentes

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Delfim Moreira, 21 de fevereiro de 2023, por Isabela Sousa – Para um jardim ser bem aproveitado, as luzes são indispensáveis. Afinal, esse ambiente deve ser apreciado tanto de dia quanto à noite. Além disso, uma boa iluminação cria outra perspectiva do espaço e ainda deixa mais aconchegante.

Continua depois da publicidade

Hoje, preparamos um guia com dicas de como usar as luzes no jardim, assim como vamos ensinar qual a melhor iluminação para esse ambiente. Portanto, para quem pretende criar um jardim perfeito, não deixe de acompanhar essas dicas e aprenda como usar cada detalhe a favor da beleza do ambiente.

Continua depois da publicidade
Ilumine seu jardim; como usar luzes para criar um ambiente aconchegante - Canva
Ilumine seu jardim; como usar luzes para criar um ambiente aconchegante – Canva

Que tipo de luzes usar no jardim?

A iluminação certa para o jardim depende muito do tamanho do ambiente e também dos pontos que devem ser mais iluminadas. Existem vários tipos e cada uma oferece um destaque diferente, entre as opções estão LED, holofotes, luzes solares entre outras.

Continua depois da publicidade

As luzes solares são uma escolha ecológica e econômica, mas podem não ser tão brilhantes quanto outras opções de iluminação. Já as de LED, são opções muito eficientes em termos de energia e duram mais do que outras opções.

Além disso, são adequadas para iluminar plantas, pontos de interesse e áreas de lazer como espaços gourmets e piscinas. Os modelos de parede são ideais para iluminar áreas específicas, como portas de entrada e escadas. Enquanto as de piso instaladas no solo ou em superfícies duras, como pedras ou concreto, servem para uma iluminação discreta e elegante. 

Para o jardim uma boa opção também são os holofotes, pois destacam pontos de interesse, como árvores, arbustos, estátuas ou fontes. Segundo uma matéria do site UOL, feita em 15 de janeiro de 2022, por Dan Novachi, também é importante optar por luzes de temperaturas mais quentes para trazer a sensação de aconchego para área externa.

Ilumine seu jardim; como usar luzes para criar um ambiente aconchegante - UOL
Ilumine seu jardim; como usar luzes para criar um ambiente aconchegante – UOL

Quais são os tipos de iluminação?

Além do tipo de luz, também é fundamental entender a razão principal para o jardim ser iluminado, considerando se é para ter um espaço de lazer ou apenas destacar mais as plantas. Dessa forma, aproveitar cada tipo de iluminação pode fazer toda diferença, conheça algumas opções para área externa.

Ilumine seu jardim; como usar luzes para criar um ambiente aconchegante - Canva
Ilumine seu jardim; como usar luzes para criar um ambiente aconchegante – Canva
  • Iluminação geral: usada para iluminar um espaço inteiro, proporcionando uma iluminação uniforme e equilibrada;
  • Iluminação de destaque: serve para destacar pontos de interesse em um espaço, pode ser acomodada por holofotes, refletores ou luminárias direcionadas;
  • Iluminação de tarefas: fornece luz direcionada e intensa para uma tarefa específica, ótima para espaços de lazer no jardim;
  • Iluminação decorativa: cria um ambiente específico e adiciona estilo e personalidade a um espaço. Ela pode incluir luzes de corda, luzes de néon, lâmpadas decorativas e luminárias de design exclusivo, perfeitas para o jardim.
Ilumine seu jardim; como usar luzes para criar um ambiente aconchegante - Canva
Ilumine seu jardim; como usar luzes para criar um ambiente aconchegante – Canva

Como iluminar um jardim corretamente?

Para iluminar os caminhos e trilhas do jardim, instale modelos embutidos no chão ou luzes de poste em todos os lados do caminho. Isso não apenas adicionará uma aparência linda, como também aumentará a segurança à noite.

Além disso, as luzes podem ser mantidas para mostrar mais as características do espaço que merecem atenção, como fontes de água ou árvores, usando iluminação de destaque. As luzes de holofote ou as luzes embutidas no solo são ótimas para destacar esses pontos de interesse.

Se o jardim possui uma área de lazer, como um pátio ou varanda, adicione luzes de corda ou luzes pendentes para criar uma atmosfera acolhedora e agradável. Contudo, considere adicionar algumas em torno das plantas, para melhorar ainda mais a decoração.

Sobretudo, não é bom exagerar, dá para variar entre os tipos de luzes, mas não é necessário sair espalhando uma luz a cada metro do jardim. Deste modo, siga essas dicas do Casa e Agro e crie um jardim todo iluminado com uma iluminação tranquila e sem exageros.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More