Anúncio

Planta-fantasma: aprenda truques simples de como cultivar e cuidar dessa suculenta fascinante

O nome é sinistro, mas a plantinha em si é um encanto e fácil de ter em casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São João do Paraíso, 15 de fevereiro de 2023, escrito por Ana Meireles – A propósito, a planta-fantasma ou Graptopetalum Paraguayense é também conhecida por planta-madrepérola. A alusão do nome ao fantasma se deve a uma névoa presente em sua superfície, a qual deixa o cultivo com um ar quimérico. Porém, esse fato, não diminui a formosura do arbusto. 

Continua depois da publicidade

A princípio, a planta-fantasma é uma suculenta originária do México que faz uso das suas próprias folhas para formar o desenho da flor. Em suma, o design gracioso dessa verdinha é composto apenas pelo caule e suas folhinhas robustas. No entanto, sua delicadeza sobressai em meio às demais. Sendo assim, aprender como cultivar e cuidar corretamente dela é uma ótima opção para quem quer manter a beleza do jardim em dia: veja como fazer.

Continua depois da publicidade
Planta-fantasma: aprenda truques simples de como cultivar e cuidar dessa suculenta fascinante-Reprodução: Canva Pro
Planta-fantasma: aprenda truques simples de como cultivar e cuidar dessa suculenta fascinante-Reprodução: Canva Pro

Como cultivar e cuidar da planta-fantasma sem estresse

De início, uma das melhores formas de cultivo é no vaso, visto que, dessa maneira sua plantinha pode decorar vários ambientes. No entanto, um canteirinho de suculenta no jardim é possível e fica visualmente perfeito.

Continua depois da publicidade

Falando nisso, a grande vantagem de cultivar essa espécie, é a sua fácil adaptação a qualquer clima, conforme explica artigo de Camila Santos para o Casa Vogue do site Globo, em 09 de abril de 2021. Todavia, alguns cuidados básicos são imprescindíveis para que ela possa crescer e se desenvolver de forma saudável.

Pensando nisso, hoje, o Casa & Agro trouxe um guia completíssimo para te ajudar nessa empreitada. Para tanto, é só seguir o passo a passo abaixo. 

Fonte: Globo
Fonte: Globo

Solo

Semelhantemente às outras suculentas, a planta-fantasma precisa de um solo drenável e rico em nutrientes. Sendo assim, uma ótima opção para quem não quer comprar o substrato pronto é  misturar areia, adubo orgânico e turfa. Como resultado disso, sua verdinha poderá usufruir de um composto solto e fértil.

Umidade

Considerando que uma das características das suculentas é armazenar água em toda a sua estrutura, não há necessidade de uma rega diária. Nesse caso, nos dias quentes basta molhar a planta-fantasma a cada dois dias ou quando o solo estiver seco. Em contrapartida, no inverno a frequência da rega pode se limitar a apenas uma vez por semana.

Montando o vaso para o plantio

Agora que você já sabe as peculiaridades dessa espécie, é hora de montar o vaso para o cultivo. Em primeiro lugar, adquira um recipiente com furinhos no fundo e faça uma camada de argila expandida na base para auxiliar na drenagem. Depois, é só acrescentar o substrato indicado e acomodar a muda. Semelhantemente, essas orientações podem ser aplicadas mesmo se o canteiro for realizado diretamente no chão. 

Viu, como é fácil plantar e cuidar da planta-fantasma? Agora, não há desculpa para não plantar essa belezinha em sua casa. Afinal, os motivos para ter sempre uma verdinha como essa por perto, vão desde a decoração até a purificação do ar e atração de boas energias. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More