Anúncio

Rúcula: como plantar e colher essa deliciosa folhagem em casa

Dicas práticas e eficientes para ter sua própria horta de rúcula

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 15 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – A rúcula (Eruca sativa) é uma planta pertencente à família Brassicaceae, a mesma família da couve e do brócolis. Ela é originária do Mediterrâneo e é muito comum em regiões com clima temperado. A planta pode atingir até 30 centímetros de altura e suas folhas são recortadas e de cor verde-escura. As flores da rúcula são pequenas, brancas, com um aroma levemente adocicado.

Continua depois da publicidade

Portanto, a rúcula é uma planta muito utilizada na culinária, conhecida por seu sabor picante e levemente amargo. Além de ser um ótimo ingrediente para saladas, a rúcula também é rica em vitaminas e nutrientes importantes para a saúde. Neste artigo, vamos ensinar tudo o que você precisa saber para cultivar rúcula na sua própria horta.

Ambiente adequado para a rúcula

Conforme o site Petz, em 22 de agosto de 2022, a rúcula prefere climas mais amenos, com temperaturas entre 16°C e 22°C. Ela pode ser cultivada em locais com sol pleno ou meia-sombra, desde que haja uma boa ventilação.

Imagem Petz
Imagem Petz

Plantio em vasos

Para plantar em vasos, é importante escolher um vaso com pelo menos 20 centímetros de profundidade. Antes de colocar o substrato, é necessário fazer furos no fundo do vaso para garantir a drenagem da água. Em seguida, adicione um substrato rico em matéria orgânica e um pouco de areia para garantir uma boa drenagem.

Para a semeadura, faça sulcos na superfície do substrato com cerca de 1 centímetro de profundidade e coloque as sementes, mantendo uma distância de 5 a 10 centímetros entre elas. Cubra as sementes com uma fina camada de substrato e regue delicadamente.

Rúcula (reprodução Canva Pro)
Rúcula (reprodução Canva Pro)

Cuidados: adubação, irrigação e iluminação

A rúcula é uma planta que precisa de uma boa quantidade de nutrientes para crescer saudável. Para adubar, utilize um fertilizante orgânico rico em nitrogênio a cada 15 dias, como o húmus de minhoca.

Continua depois da publicidade

A irrigação, por sua vez, deve ser feita com frequência, mas sem encharcar o substrato. Portanto, a hortaliça prefere solos úmidos, mas não encharcados.

Continua depois da publicidade
Rúcula (reprodução Canva Pro)
Rúcula (reprodução Canva Pro)

Quanto à iluminação, é importante que a planta receba pelo menos 4 horas de sol por dia. Se ela for cultivada em um local com pouca luz, é possível utilizar lâmpadas especiais para plantas para complementar a iluminação.

Colheita da rúcula

Por fim, a colheita da hortaliça ocorre a partir de 30 dias após a semeadura, quando as folhas já estão grandes o suficiente para consumo. Para colher, basta cortar as folhas com uma tesoura, deixando pelo menos 2 centímetros de altura da base da planta para que ela continue a crescer e produzir novas folhas.

Uma dica interessante do Casa & Agro é colher a rúcula logo cedo, quando as folhas ainda estão frescas e crocantes. Em seguida, deve-se lavá-las em água corrente antes de consumi-las.

Rúcula (reprodução Canva Pro)
Rúcula (reprodução Canva Pro)

Assim, plantar rúcula em casa pode ser uma atividade divertida e saudável, além de garantir uma alimentação mais fresca e saborosa. E, não há nada melhor do que ter a satisfação de cultivar sua própria comida e ver o resultado em forma de folhas verdes frescas e deliciosas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More