Salvador, 24 de abril de 2022, por Samuel Ramires — Você conhece a ora-pro-nobis? A princípio, a pouca fama da planta não faz jus ao seu enorme potencial. Embora seja muito popular no Estado de Minas Gerais, não é muito comum consumir ora-pro-nobis no resto do país.
Popularmente conhecida como “carne de pobre”, a espécie é uma planta do tipo trepadeira, ou seja, normalmente cresce em muros e canteiros. Porém, por ser de uso culinário e medicinal, você não apenas pode, como deve consumir ora-pro-nobis sem preocupação.
Em seguida, acesse: Cozinhar Com Banha De Porco: 5 Truques Infalíveis Para Fazer Isso De Forma Prática
Benefícios da ora-pro-nobis
A ora-pro-nobis é rica em nutrientes e auxilia na regularidade do intestino, bem como é um forte antioxidante e anti-inflamatório. Como se ainda não bastasse, ainda é uma excelente fonte de proteínas, daí o nome “carne de pobre”. Por conta disso, é uma ótima alternativa para quem é vegetariano, visto que atingir a dose necessária de proteínas é sempre um desafio.
Todavia os benefícios não param por aí, já que é rica em vitaminas A, B e C, a planta também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Em outras palavras, estas substâncias ajudam o seu sistema a proteger as células do seu corpo e aumentar a resistência contra doenças como a gripe.
Aprenda como consumir ora-pro-nobis
Do mesmo modo que outras hortaliças, você pode consumir a ora-pro-nobis crua, como na salada ou em outros pratos frios. No mais, também é possível refogar as folhas ou até utilizar como ingrediente na omelete.
Por outro lado, como é uma fonte de fibras e rica em nutrientes, a planta é uma excelente substituta da farinha, utilizada para fazer bolos, pães e várias outras receitas que você pode checar no site G1, em um artigo publicado no dia 12 de dezembro de 2013.
Por fim, uma maneira prática de usar a ora-pro-nobis em seu potencial medicinal é pela infusão da planta, isto é, como chá. Além de auxiliar no tratamento de úlceras e anemia, um chazinho no final da tarde sempre cai muito bem. Para isso, basta adicionar algumas folhas da ora-pro-nobis em água fervente e reservar por cerca de dez minutos.
Leia ainda: Sabonete De Babosa: Aprenda A Fazer Em Casa E Aproveite Todos Os Seus Benefícios
Como cultivar a ora-pro-nobis em casa
Ainda que você não tenha muita experiência na área da jardinagem, aqui vai uma ótima notícia. a espécie tem um cultivo super simples, já que se desenvolve bem em qualquer tipo de ambiente, até sem luz direta.
Sendo assim, a única parte indispensável no cultivo da ora-pro-nobis é usar uma terra bem nutrida. Aliás, por ser uma trepadeira, não precisa se preocupar em regar constantemente, afinal, é uma planta resistente e se desenvolve bem sem muita manutenção.
Ora-pro-nobis já foi tema de tese de doutorado
De acordo com uma publicação acadêmica da UFJF, publicada em 21 de abril de 2017, a planta foi o tema da tese de doutorado de Nicolas de Castro Campo Pinto, que desenvolveu uma pomada com os princípios ativos da planta e deu o nome de Inflativ.
Ainda no mesmo artigo, segundo a professora orientadora de Nicolas de Castro, Elita Scio Fontes, a pomada tem potencial para substituir os cremes tradicionais. Além de conter apenas ingredientes naturais, o produto não apresentou nenhum efeito colateral nas primeiras fases de teste.
Agora que você já foi devidamente apresentado, é hora de começar a consumir ora-pro-nobis regularmente, seja através de chás, receitas ou até a pomada. Aproveite também a oportunidade para comentar com os amigos e familiares sobre os benefícios incríveis dessa plantinha.
Leia também: 5 Truques Infalíveis Para Conservar Alho Triturado Em Casa