Anúncio

Descubra como consumir ora-pro-nobis todos os dias pode melhorar a sua qualidade de vida

Entenda os benefícios de consumir ora-pro-nobis regularmente e como incluir a planta em seu cardápio

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, 24 de abril de 2022, por Samuel Ramires — Você conhece a ora-pro-nobis? A princípio, a pouca fama da planta não faz jus ao seu enorme potencial. Embora seja muito popular no Estado de Minas Gerais, não é muito comum consumir ora-pro-nobis no resto do país.  

Continua depois da publicidade

Popularmente conhecida como “carne de pobre”, a espécie é uma planta do tipo trepadeira, ou seja, normalmente cresce em muros e canteiros. Porém, por ser de uso culinário e medicinal, você não apenas pode, como deve consumir ora-pro-nobis sem preocupação.

Continua depois da publicidade

Em seguida, acesse: Cozinhar Com Banha De Porco: 5 Truques Infalíveis Para Fazer Isso De Forma Prática

Continua depois da publicidade
Descubra como consumir ora-pro-nobis todos os dias pode melhorar a sua qualidade de vida (imagem: pexels)
Descubra como consumir ora-pro-nobis todos os dias pode melhorar a sua qualidade de vida (imagem: pexels)

Benefícios da ora-pro-nobis

A ora-pro-nobis é rica em nutrientes e auxilia na regularidade do intestino, bem como é um forte antioxidante e anti-inflamatório. Como se ainda não bastasse, ainda é uma excelente fonte de proteínas, daí o nome “carne de pobre”. Por conta disso, é uma ótima alternativa para quem é vegetariano, visto que atingir a dose necessária de proteínas é sempre um desafio.

Todavia os benefícios não param por aí, já que é rica em vitaminas A, B e C, a planta também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Em outras palavras, estas substâncias ajudam o seu sistema a proteger as células do seu corpo e aumentar a resistência contra doenças como a gripe. 

Aprenda como consumir ora-pro-nobis

Do mesmo modo que outras hortaliças, você pode consumir a ora-pro-nobis crua, como na salada ou em outros pratos frios. No mais, também é possível refogar as folhas ou até utilizar como ingrediente na omelete.

Por outro lado, como é uma fonte de fibras e rica em nutrientes, a planta é uma excelente substituta da farinha, utilizada para fazer bolos, pães e várias outras receitas que você pode checar no site G1,  em um artigo publicado no dia 12 de dezembro de 2013. 

Por fim, uma maneira prática de usar a ora-pro-nobis em seu potencial medicinal é pela infusão da planta, isto é, como chá. Além de auxiliar no tratamento de úlceras e anemia, um chazinho no final da tarde sempre cai muito bem. Para isso, basta adicionar algumas folhas da ora-pro-nobis em água fervente e reservar por cerca de dez minutos. 

Leia ainda: Sabonete De Babosa: Aprenda A Fazer Em Casa E Aproveite Todos Os Seus Benefícios

Como cultivar a ora-pro-nobis em casa

Ainda que você não tenha muita experiência na área da jardinagem, aqui vai uma ótima notícia. a espécie tem um cultivo super simples, já que se desenvolve bem em qualquer tipo de ambiente, até sem luz direta.

Sendo assim, a única parte indispensável no cultivo da ora-pro-nobis é usar uma terra bem nutrida. Aliás, por ser uma trepadeira, não precisa se preocupar em regar constantemente, afinal, é uma planta resistente e se desenvolve bem sem muita manutenção.

Ora-pro-nobis já foi tema de tese de doutorado

De acordo com uma publicação acadêmica da UFJF, publicada em 21 de abril de 2017, a planta foi o tema da tese de doutorado de Nicolas de Castro Campo Pinto, que desenvolveu uma pomada com os princípios ativos da planta e deu o nome de Inflativ.

Ainda no mesmo artigo, segundo a professora orientadora de Nicolas de Castro, Elita Scio Fontes, a pomada tem potencial para substituir os cremes tradicionais. Além de conter apenas ingredientes naturais, o produto não apresentou nenhum efeito colateral nas primeiras fases de teste. 

Agora que você já foi devidamente apresentado, é hora de começar a consumir ora-pro-nobis regularmente, seja através de chás, receitas ou até a pomada. Aproveite também a oportunidade para comentar com os amigos e familiares sobre os benefícios incríveis dessa plantinha.

Leia também: 5 Truques Infalíveis Para Conservar Alho Triturado Em Casa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More