Belo Campo, 29 de janeiro de 2023, por Lídia Meireles – Com mais de mil espécies existentes, três tipos de begônia se destacam entre os gêneros mais comuns. São elas: rizomatosas, fibrosas e tuberosas. E sem dúvida, conhecer cada gênero irá facilitar sua vida na hora de cultivar.
Pensando nisso, preparamos um guia de cuidados essenciais que você poderá seguir ao trazer uma begônia para casa. Sendo assim, vamos começar por conhecer a fundo cada gênero da planta nos tópicos abaixo.
Rizomatosas
A saber, fazem parte deste grupo espécies com folhas coloridas. Você poderá encontrá-las tanto nas cores rosa e roxo, quanto verde e amarelo. Já o seu nome, por sua vez, faz referência ao rizoma sempre presente na estrutura do caule.
Begônia fibrosa
As fibrosas se formam a partir de um processo híbrido, ou seja, a mistura genética de mais de uma espécie. Nesse caso, você terá a possibilidade de adquirir um exemplar exclusivo. Normalmente, elas possuem caules compridos como o bambu e são plantas próprias para interiores.
Tuberosas
Enquanto as fibrosas e rizomatosas se destacam por suas folhagens coloridas, as tuberosas enchem os olhos de quem não resiste às flores. Além dos vários formatos de flor, você poderá admirá-las em cores diversas. Tais como, vermelho, branco, rosa, laranja e mescladas.
Como cuidar de begônia em casa
Como você já pode perceber, suas folhas e flores são símbolo de perfeição, mas obviamente, alguns cuidados se fazem necessários para mantê-las assim. Nesse sentido, você verá agora como proceder com sua begônia.
1. Ambiente
Antes de levar uma begônia para casa, você deve observar a etiqueta da planta. Pois é lá que você encontrará informações a esse respeito. Na maioria das vezes ela dirá se o exemplar escolhido é para dentro ou fora de casa. Dessa forma, faça a sua escolha conforme sua necessidade, como aconselha em sua matéria, o site Wikihow
2. Solo para begônia
Aqui, o ideal é optar por um solo neutro e específico para o tipo doméstica. Sendo assim, o calcário poderá te ajudar no momento de equilibrar o pH da terra. Tendo em vista que no Brasil, a maior parte do solo é ácido, ter esse cuidado vai garantir um maior êxito no cultivo.
3. Luminosidade
Esse fator é sempre motivo para dúvidas, no entanto, plantas dessa espécie gostam de bastante luz. Portanto, deixar a begônia próximo a janela vai permitir que ela receba a luz necessária para incentivar sua floração. Dito isso, veja como você deve regá-la.
4. Rega
Apesar de ser fácil de cuidar, o momento da rega deverá ser cauteloso. Isso porque, o excesso de umidade pode matar as raízes da planta. Então, só regue quando sentir o solo seco. Para refrescar em dias de muito calor, borrifar água nas folhas evitará que elas caiam. E por último, saiba como adubar.
Qual adubo usar na begônia
Com certeza você já sabe que o fertilizante é vital para as plantas. Além disso, fazer a adubação correta pode evitar a propagação de fungos e bactérias também é muito importante. Como consequência você não terá problemas com plantas doentes. Mas em contrapartida, se você errar a mão, o efeito será o contrário.
Nesse contexto, para ter begônia saudável e florida o ano todo, você deverá aplicar fertilizante líquido com alto teor em fósforo. Faça isso, em média, uma vez por mês e não se esqueça de diluir em água. No mais, acompanhe no blog Casa e Agro outras dicas de cultivo.