Anúncio

Qual o melhor sistema de irrigação? Saiba qual o ideal para a sua realidade; veja agora

Saiba as principais informações para não escolher errado

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 01 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Se você sempre achou que irrigação é tudo igual, nós temos uma notícia para você: não é! A verdade é que existem diversos tipos, mas, para que a sua escolha seja a mais acertada possível, você precisa conhecer os fatores que influenciam essa decisão. Assim, vale a pena saber o que levar em conta e tantos outros fatores.

Continua depois da publicidade

Por isso, hoje, no artigo abaixo, iremos falar melhor sobre irrigação. O que será que influencia? O que levar em consideração? Como acertar no melhor mecanismo e investir com segurança? Bom, para todas essas respostas, continue lendo até o final da matéria e não perca nenhum detalhe. Vamos nessa?

Continua depois da publicidade

O que levar em consideração para escolher o sistema de irrigação?

Primeiramente, de acordo com  uma matéria publicada pelo G1, no dia 20 de maio de 2021, na hora de escolher a melhor estratégia de irrigação, é claro que você deve prestar atenção, dentre outros fatores, em como você pode aproveitar o máximo de área possível. Além disso, é muito importante pensar também no famoso custo-benefício.

Continua depois da publicidade

Portanto, veja o que mais faz sentido para você. Mas, pesquise também relatos de outros clientes, custo de reposição de peças e durabilidade do equipamento para não investir em algo que só te dará prejuízo.

Qual o melhor sistema de irrigação? Saiba qual o ideal para a sua realidade; veja agora
Qual o melhor sistema de irrigação? Saiba qual o ideal para a sua realidade; veja agora – G1

Clima

Além de prestar atenção no que ressaltamos no tópico acima, é importante que você entenda mais alguns tópicos, como é o caso do clima. Isso porque, o clima é o que irá ditar como sua irrigação deve ser. Assim, desde a quantidade de chuva ou, até mesmo, a velocidade e a frequência dos ventos, influenciam nas regas.

Por exemplo, regiões mais secas, em especial no período de germinação, requerem obrigatoriamente um sistema de irrigação. Contudo, se for uma região mais úmida, nem sempre isso será necessário.

Solo influencia na irrigação?

Dessa forma, é claro que o solo também influencia nessa percepção das estratégias. Sendo assim, sempre verifique se o solo da área escolhida absorve mais ou menos água, por exemplo, bem como a infiltração da água no espaço.

Para deixar ainda mais explicado, veja aqui algumas dicas básicas:

  • Se o solo tiver uma alta velocidade de infiltração, opte pela aspersão;
  • Se for intermediária, a maioria dos sistemas atende a plantação;
  • No caso da baixa infiltração, o melhor é a chamada irrigação localizada.

Tamanho da área

Nesse sentido, pensar na dimensão da área que será afetada faz diferença. Logo,  quando se trata de áreas maiores, por exemplo, você deve escolher aquele que alcance os espaços mais distantes, otimizando seu trabalho e tempo. Geralmente, o método de aspersão é o melhor para esses casos. Os pequenos produtores também podem se beneficiar muito desse método.

Cultivo

Por fim, não poderíamos deixar de falar que a irrigação tem a ver, sim, com o tipo de cultivo e de culturas escolhidas para a produção. A saber:

  • Arroz: irrigação por inundação, sub irrigação e aspersão;
  • Feijão: aspersão, autopropelido e pivô central;
  • Milho: sistema de irrigação por aspersão.

Ufa! Agora deu para entender melhor sobre irrigação, não é mesmo? Esperamos que as dicas acerca desse assunto tenham sido úteis e que você consiga, de uma vez por todas, escolher o que mais faz sentido para você! Obrigada pela leitura e não deixe de acessar o nosso Casa&Agro. Aqui, as melhores dicas são feitas pensando em você.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More