Anúncio

3 formas de aproveitar a casca de melancia no dia a dia, veja agora

Muita gente realmente não sabe o que fazer com esse resíduo depois de comer a fruta

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 1 de setembro de 2022, por Jamilli Alves – Nos dias quentes e ensolarados um belo pedaço de melancia é uma delícia. Isso porque, além de ter muita água e ajudar na hidratação, essa fruta suculenta é muito saborosa. Mas, você sabe o que fazer com a casca da melancia? Não?

Continua depois da publicidade

Muita gente realmente não sabe o que fazer com esse resíduo depois de comer a fruta. Por isso, ele costuma ir parar no lixo. Entretanto, dá para reaproveitar a casca da melancia de algumas formas bem interessantes e, hoje, você vai aprender três.

Continua depois da publicidade

Como reaproveitar a casca de melancia?

Quem já comeu a melancia até o final, percebeu que o sabor de sua parte branca é um pouco similar ao do pepino. Mas, pouca gente se aventurou a tentar preparar alguma receita com esse ingrediente inusitado. Todavia, com a casca da melancia dá para fazer:

Continua depois da publicidade
  • adubo para as plantas e compostagem;
  • doces e compotas;
  • saladas e petiscos.

Jogar fora essa parte da fruta é um grande desperdício. Porque, a casca possui todos os nutrientes da polpa e pode ter um sabor tão delicioso quanto. Além disso, ela é uma ótima opção para quem quer fazer uma adubação orgânica para as suas plantas.

Ao reaproveitar a casca da melancia você ganha ainda mais sabor na sua mesa, mais cuidado na sua horta e jardim e ainda ajuda o planeta. Isso porque, você reutiliza um resíduo sólido de forma que ele retorne para a natureza sem causar impactos negativos ao meio ambiente.

3 formas de aproveitar a casca de melancia no dia a dia, veja agora - Foto: Pixabay
3 formas de aproveitar a casca de melancia no dia a dia, veja agora – Foto: Pixabay

Adubo orgânico para as plantas

Essa é uma boa forma de reaproveitar essa casca. Já que, ela é perfeita para nutrir e hidratar as suas plantas. Usar ela para essa finalidade é muito simples e você pode fazer de duas formas. A primeira, é bater essa casa no liquidificado com um pouco de água e usar esse líquido na rega da sua planta.

Com esse método você hidrata e aduba a sua planta ao mesmo tempo. Mas, lembre que como essa mistura serve para a adubação, a sua utilização deve ser feita dentro dos intervalos adequados de nutrição do solo.

A segunda forma é usas a casca da melancia na compostagem. Assim, basta colocar, em um recipiente, uma camada de terra e uma camada da casa, mas corte ela para conseguir distribuir melhor. Depois, cubra as cascas com mais terra e feche a vasilha, e espere cerca de 10 dias.

É importante que você faça pequenos furos na tampa do recipiente, para que ocorra a oxigenação no seu interior. Após os 10 dias, a casca vai estar decomposta e essa mistura vai estar pronta para adubar as suas plantas.

3 formas de aproveitar a casca de melancia no dia a dia, veja agora - Foto: Pixabay
3 formas de aproveitar a casca de melancia no dia a dia, veja agora – Foto: Pixabay

Compota de casca de melancia

Pois é, essa casca rende uma compota deliciosa, perfeita para acompanhar aquele lanche da tarde com torradas e pães. Além disso, o preparo e super simples. Assim, depois de comer o fruto, higienize a casca e pique em cubos pequenos. Em seguida, leve ao fogo médio com açúcar.

Espere o açúcar derreter e deixe a panela em fogo baixo até que a casca esteja bem cozida. Mas, não esqueça de mexer durante todo o cozimento, para evitar que queime. Por fim, quando estiver macio e o caldo viscoso, pode apagar o fogo e colocar 2 cravos, para dar ainda mais sabor.

Salada verde

Essa é a forma mais simples de reaproveitar a casca de melancia. Isso porque, não exige nenhum procedimento, basta que a casca seja higienizada. Em seguida, rale ou pique e tempere com azeite, limão e sal. Mas, se você quiser, agregue ingredientes como tomate, alface e agrião, fica uma delícia.

Agora que você já sabe como reaproveitar a casca de melancia pare de jogar fora e compartilhe essa matéria com os amigos e a sua família. E não deixe de descobrir muitas outras dicas aqui no Casa e Agro.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More