Anúncio

Cultive inhame no quintal; aprenda tudo o que se precisa para começar

Plantar inhame no quintal agora ficou fácil

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 09 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – O Dioscorea cayenensis, conhecido popularmente por inhame, ou também, inhame-da-costa, cará-da-costa e inhame-branco, é uma planta-tubérculo oriunda da África, pertencente a família das dioscoreáceas. O cará-da-costa é um tubérculo rico em carboidratos de baixo índice glicêmico, tornando-o uma ótima opção energética para a manutenção do peso saudável.

Continua depois da publicidade

Legume rico em vitamina C e vitaminas do complexo B, o inhame é bem versátil e pode ser  consumido cozido, em saladas, em chá e até suco de inhame. Deseja aprender a cultivar o cará-da-costa? Continue a leitura e confira as nossas melhores dicas e o passo-a-passo para plantá-lo.

Continua depois da publicidade

Onde plantar o inhame

O cultivo dessa planta-tubérculo se desenvolve melhor em regiões tropicais com precipitação minima de 1000 mm anuais. Além de apreciar o clima quente e úmido, essa cultura prefere solos com textura arenosa e argilosa-média, sendo estes profundos e drenantes.

Continua depois da publicidade
Plantio de inhame (Reprodução Canva Pro)
Plantio de inhame (Reprodução Canva Pro)

Propagação

Conforme Maggie Moran, em artigo do site WikiHow, esse tubérculo se propaga por brotos e não por sementes. Para produzir os seus próprios brotos, você deve colocar um exemplar do cará-da-costa parcialmente em um copo d’agua por uns dias e deixar os brotos crescerem. Reponha ou troque a água a cada 4 dias.

Imagem: Site WikiHow
Imagem: Site WikiHow

Todavia, quando os brotos alcançarem 5 centímetros, retire-os delicadamente do tubérculo matriz e coloque-os em outro recipiente com água, para que as raízes cresçam fortes para ir para o solo definitivo. Nesse sentido, o blog Casa e Agro recomenda a utilização de um enraizador líquido para garantir boas raízes mais rápido.

Plantio

Escolha o local de plantio para o inhame e, depois, comece a tratar o solo antes de plantar os brotos. Com uma enxada, solte e revolva o solo, acrescente esterco curtido ou outro adubo orgânico, incorpore bem ao solo e regue-o bem. No dia seguinte, cave as covas de 10 a 15 centímetros de profundidade e com o espaçamento de 1 metro entre os buracos.

cará-da-costa (Reprodução Canva Pro)
cará-da-costa (Reprodução Canva Pro)

Manejos

Os brotos recém-plantados devem ser regados diariamente para ter um bom desenvolvimento inicial. Para isso, fertilize as planta quinzenalmente com NPK 5-10-10. Ademais, é necessário checar diariamente a presença de pragas em toda a planta para não haver nenhuma perda no cultivar. Outro trato realizado no cará-da-costa é a escora dos ramos com galhos para que eles enramem.  

Colheita (Reprodução Canva Pro)
Colheita (Reprodução Canva Pro)

Colheita

Finalmente, a colheita do inhame pode acontecer a partir da 14º semana de cultivo. Desse modo, o principal indicativo de que é a hora da colheita é o amarelamento e a presença de folhas murchas nessa fase, após os 98 dias. Visto que os tubérculos ficam enterrados no solo, é necessário cavar cuidadosamente para retirá-los. Além disso, ao colhê-los, é importante deixá-los curar por 7 a 14 dias, deixando-os dispostos em caixas para eliminar microrganismos patogênicos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More