Anúncio

O que plantar em março: descubra quais os melhores vegetais para cultivar nesta época

Descubra quais são os melhores vegetais para cultivar nesta época

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Montes Claros, 27 de fevereiro de 2023, por Diego Rodrigues- O terceiro mês do ano traz grandes oportunidades para quem deseja expandir ou iniciar uma horta. Contudo, é preciso saber quais são as opções de vegetais mais apropriadas para este período. Sendo assim, hoje vamos falar sobre o que plantar em março para garantir o sucesso da sua cultura.

Continua depois da publicidade

O Brasil é um país de clima tropical e de solo fértil, e estes fatores contribuem para o cultivo de vegetais dos mais variados tipos em diferentes épocas. Entretanto, dependendo da região, as chuvas de verão e oscilações na temperatura podem comprometer o desenvolvimento do que será cultivado. Portanto, veja o que plantar em março, de acordo com o local de sua moradia.

Continua depois da publicidade

Veja o que plantar em março em cada região

Os vegetais desta lista do Casa & Agro respondem muito bem às mudanças climáticas já mencionados anteriormente. Assim sendo, para as regiões norte, sul, centro-oeste e nordeste, algumas opções são:

Continua depois da publicidade
O que plantar em março-Foto Canva Pro
O que plantar em março-Foto Canva Pro

Abóbora

A abóbora é um dos alimentos mais versáteis do mundo. Além disso, é possível consumir suas sementes, brotos e até mesmo as folhas. Desse modo, basta fazer as covas mantendo 1 metro de distância uma da outra e realizar o plantio (uma semente em cada orifício).

O que plantar em março-Foto Canva Pro
O que plantar em março-Foto Canva Pro

Berinjela

De acordo com um artigo publicado por Samantha Cerquetani, no site Viva Bem, em 16 de março de 2019, a berinjela possui poucas calorias e, portanto, auxilia no processo de emagrecimento. Além disso, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Para cultivá-la, faça um buraco de 0,5 cm na terra e coloque três sementes e, pronto. Os brotos começam a aparecer lá pelo sétimo dia.

O que plantar em março-Foto Viva Bem Uol
O que plantar em março-Foto Viva Bem Uol

Espinafre

O espinafre é rico em nutrientes essenciais para a saúde. A espécie deve ser cultivada em local onde haja sombra durante algumas horas do dia. Antes de iniciar o plantio, coloque as sementes de molho na água por 24 horas. Em seguida, faça covas com espaçamento de 40 centímetros entre elas. Por fim, adicione as sementes e mantenha a terra úmida até a germinação.

O que plantar em março-Foto Canva Pro
O que plantar em março-Foto Canva Pro

A alface

A alface é rica em fibras e vitamina C, além de ser um vegetal muito fácil de cultivar. Dessa maneira, abra buracos de 5 centímetros na terra e mantenha a distância de 20 cm entre eles. Agora, jogue de 3 a 4 sementes nas covas e tampe em seguida. Mantenha o solo úmido regando as sementes em dias alternados.

Considerações

Agora que você já sabe o que plantar em março, entenda que a preparação da terra é fundamental para obter êxito em sua colheita. Ou seja, faça todo o procedimento de adubagem antes do cultivo. Além disso, a manutenção do solo também é essencial para garantir a qualidade dos alimentos escolhidos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More