Anúncio

Conheça e aprenda a cultivar o pau d’água; veja agora

Mais uma espécie de dracaena para a sua coleção de plantas exóticas

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 27 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – O pau d’água, conhecido como Dracaena fragrans, é uma excelente opção para quem deseja ter uma espécie de fácil cuidado e muito resistente. Além disso, o pau d’água é conhecido por sua beleza e versatilidade, podendo ser cultivado tanto em ambientes internos quanto externos.

Continua depois da publicidade

A Dracaena fragrans é uma planta originária da África e, como muitas outras espécies exóticas, tem uma grande variedade de nomes populares, como coqueiro-de-Vênus, árvore-da-felicidade, bambu-de-sorte, entre outros. Deseja aprender a cultivar o pau d’água? Então, veio ao lugar certo! Continue a leitura e confira todos os cuidados com a planta ornamental, desde a escolha do ambiente até a formação de mudas da planta. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Ambiente ideal

Para escolher o local ideal para o plantio do pau d’água, é importante considerar alguns fatores. Primeiramente, a planta prefere um clima mais quente, mas pode se adaptar bem em climas mais frios, desde que não ocorram geadas.

Continua depois da publicidade

A temperatura ideal para o cultivo do pau d’água varia entre 18 °C e 26 °C. Além disso, a planta deve ser colocada em um local bem iluminado, porém, sem exposição direta aos raios solares.

Pau d'água (Reprodução Pixabay)
Pau d’água (Reprodução Pixabay)

Plantio

Para plantar o pau d’água, é importante preparar bem o solo. A planta prefere um solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Para isso, misture substrato orgânico, como o húmus de minhoca, com areia grossa na proporção de 3:1.

Ademais, escolha um vaso com tamanho adequado para o tamanho da planta, lembrando que o pau d’água pode chegar a até três metros de altura. Coloque uma camada de pedras no fundo do vaso para garantir uma boa drenagem e, em seguida, coloque a mistura de substrato e areia grossa. Plante a muda do pau d’água no centro do vaso e cubra as raízes com a mistura de substrato e areia grossa.

Pau d'água (Reprodução Pixabay)
Pau d’água (Reprodução Pixabay)

Irrigação e Adubação

Essa espécie vegetal prefere um solo úmido, mas não encharcado. Por isso, é importante regar a planta regularmente, sempre verificando a umidade do solo. Evite deixar o solo seco por muito tempo, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Especificamente, segundo Janaína Silva, em 12 de fevereiro de 2022, em colaboração com o Uol, você pode regar a planta uma ou duas vezes na semana. Quanto à adubação, o Casa & Agro recomenda adubar a planta a cada três meses com um fertilizante líquido próprio para plantas verdes.

Imagem: UOL
Imagem: UOL

Propagação

Para propagar o pau d’água, é possível utilizar estacas da planta-mãe. Para isso, escolha uma estaca de aproximadamente 20 centímetros de comprimento e retire as folhas inferiores. Em seguida, coloque a estaca em um copo com água e deixe-a em um local bem iluminado. Troque a água a cada três dias e, após cerca de um mês, a estaca começará a desenvolver raízes. Quando as raízes atingirem cerca de cinco centímetros de comprimento, é possível fazer o plantio da estaca em um vaso com substrato e areia grossa, seguindo os mesmos passos do plantio da muda original.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More