Anúncio

3 vegetais fáceis de cultivar em vaso

Aprenda como plantar alimentos mesmo com pouco espaço

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 27 de fevereiro de 2023, por Lidia Meireles – Se você não dispõe de espaço no quintal para cultivar, é hora de aprender a plantar vegetais em vasos. Isso mesmo, é fácil, prático e não precisa de muito espaço. Apesar da variedade que pode ser cultivada nessas condições, hoje falaremos de três espécies deliciosas.

Continua depois da publicidade

Pois bem, o plantio de vegetais em vasos tem se tornado uma excelente opção para quem mora em locais pequenos mas não abre mão de plantar seu próprio alimento. Aliás, essa prática tem levado muitas pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável. Quer saber como fazer?

Continua depois da publicidade

Quais os vegetais mais fáceis de plantar

Como dito, vegetais como cenoura, beterraba e batata doce são bem fáceis de plantar em vaso. No entanto, para que você tenha uma boa colheita, é fundamental obedecer as regras de plantio e manutenção das plantas até que cheguem ao ponto certo de colher. Veja de maneira detalhada como proceder com cada vegetal.

Continua depois da publicidade

Cenoura 

A cenoura, sem dúvida, está entre os vegetais que você poderá plantar em vaso. Portanto, escolha um recipiente onde ela terá espaço suficiente para crescer. Além dos vasos tradicionais, o cano PVC também é uma boa ideia para plantar, visto que o seu formato comprido induz a raiz da cenoura a se desenvolver para baixo.

3 vegetais fáceis de cultivar em vaso - Reprodução Canva
3 vegetais fáceis de cultivar em vaso – Reprodução Canva

Beterraba 

Assim como a batata doce e cenoura, você poderá fazer mudas a partir do próprio vegetal. Basta colocar a beterraba em um recipiente com água e esperar enraizar, depois disso, a muda estará pronta para você plantar no vaso. Vale lembrar que esses vegetais precisam de solo bem aerado e fofinho, além de uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água.

3 vegetais fáceis de cultivar em vaso - Reprodução Canva
3 vegetais fáceis de cultivar em vaso – Reprodução Canva

Batata doce 

A maneira mais fácil de plantar batata doce é através da rama. Porém, para produzir a rama você vai precisar de uma batata. E para isso você poderá usar uma batata dessas encontradas no mercado. Ao colocar o tubérculo em um recipiente com água, as raízes brotam dentro de quinze a vinte dias e, então, você já poderá plantar no vaso.

Contudo, se você esperar até que apareçam as ramas a sua colheita será mais rápida. Isso acontece porque as mudas feitas a partir da rama têm um desenvolvimento mais acelerado. Sendo assim, corte a rama contando três nós e plante em um vaso com espaço para a batata doce crescer.

3 vegetais fáceis de cultivar em vaso - Reprodução Canva
3 vegetais fáceis de cultivar em vaso – Reprodução Canva

Como cuidar dos vegetais em vasos 

Antes de mais nada, a escolha do vaso deve ser pensada para facilitar o cuidado no dia a dia. E conforme explica o site Casa Abril, em matéria do dia 14 de dezembro de 2021, os melhores vasos para vegetais são os de plástico ou argila. Por outro lado, você deve evitar vasos de madeira por conter resíduo químico e cores escuras por serem mais quentes.

Solo ideal 

Além do cuidado na hora de escolher o vaso para os vegetais, escolher o solo correto também fará diferença na produção. Portanto, opte por terra vegetal com alto teor em nutrientes, além do mais, peneire a terra para evitar pedras. Quanto mais aerada e de fácil drenagem, melhor será o desenvolvimento da planta.

Imagem - Casa Abril
Imagem – Casa Abril

Regando os vegetais 

A rega deverá ser feita sempre que você sentir o solo seco. Vale lembrar que o excesso de água, além de apodrecer as raízes, poderá aumentar as chances de proliferação de fungos e bactérias. Nesse sentido, vale observar e nunca exagerar na rega.

Como você bem sabe, o sol é importante para qualquer ser vivo, sendo assim, você terá que garantir boa luminosidade para seus vegetais. A propósito, permita que eles tomem sol direto por pelo menos quatro horas por dia. E por último, nós do blog Casa e Agro, recomendamos que você faça a adubação dos vegetais sempre que necessário.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More