Anúncio

O que é hidroponia? Veja técnica que está sendo bastante comentada e entenda de uma vez

Conheça mais sobre a técnica e aplicações

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 03 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Os cultivos se reinventam cotidianamente e estão, cada vez mais, utilizando métodos que antes pareceriam impossíveis, mas que, hoje, estão em alta e tendo resultados satisfatórios. Por isso, se você gosta do assunto e, até mesmo, pretende investir, está na hora de saber sobre o que se trata a famosa hidroponia!

Continua depois da publicidade

A técnica pode até ser bastante comentada, mas você sabe quais são as suas vantagens? Como ela acontece? Será que vale a pena estudar e saber mais? Bom, independentemente de qualquer coisa, conhecer a hidroponia irá abrir portas para você. Logo, sem mais delongas, veja tudo sobre esse conteúdo em uma breve leitura até o final. Bora lá?

Continua depois da publicidade

O que é a hidroponia?

Primeiramente, vamos entender o que é a hidroponia. Dessa forma, segundo uma matéria publicada pelo G1, no dia 16 de agosto de 2022, por Vivian Souza, esse tipo de cultivo se resume a utilizar uma solução contendo água e nutrientes que são espalhados direto nas raízes do cultivo. A partir dele, é possível, na maioria dos casos, plantar alface, rúcula, agrião e vários tipos de hortaliças.

Continua depois da publicidade
O que é hidroponia? Veja técnica que está sendo bastante comentada e entenda de uma vez
O que é hidroponia? Veja técnica que está sendo bastante comentada e entenda de uma vez – G1

No quesito de tempo produção e colheita, quando comparamos aos métodos tradicionais, não há grandes diferenças. Contudo, o que mais dá para perceber é que a sua vantagem – uma delas – está na sustentabilidade. Isso porque, a solução com água passa pelas plantas de forma cíclica, podendo se renovar, não contaminando solo e nem desmatando para tal, por exemplo. 

Portanto, de modo geral, a hidroponia está totalmente relacionada à qualidade de vida e à produção de alimentos saudáveis, com uma eficiência diferenciada. O que a define, em síntese, é que o seu cultivo não tem a necessidade de terra. Muito legal, não acha?

Quais são as vantagens da hidroponia?

  • Maior rendimento por área;
  • Maior produtividade da planta;
  • Cultivo interior todo o ano;
  •  Uso eficiente de água;
  •  Uso eficiente de nutrientes;
  •  Ciclos de vegetação e frutificação mais curtos;
  •  Menor utilização de herbicidas e pesticidas.

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Na hidroponia as raízes podem estar suspensas em meio liquido ou apoiadas em substrato inerte.

Como é feita a hidroponia?

Por fim, se você está curioso para saber como funciona, nós explicamos! O a plantação feita por meio da hidroponia acontece em estufas montadas em declive. Nesse espaço, as plantas ficam com as raízes imersas dentro da água e os fertilizantes são adicionados no líquido.

Dentro das estufas, existem estruturas de bancadas com canos, que é o local pelo qual a água corre. A ideia é que a solução siga um caminho natural, tudo graças à gravidade. Ao final de tudo, o líquido segue para uma caixa d’água e, como é cíclico, é bombeado novamente pelos canos, reaproveitnado a água.

E, então? O que achou de conhecer mais sobre a hidroponia? Você tem vontade de testar em casa? Acredita que dará certo? Ficou animado com as informações? Comente conosco tudo o que você achou e não se esqueça de acessar o nosso Casa&Agro. Aqui, dicas úteis são sempre postadas pensando em te auxiliar! Até a próxima.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More