Anúncio

Planta carnívora: confira mais detalhes sobre essas espécies que poucos falam sobre

Entenda melhor sobre essa questão

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 15 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Os desenhos animados sempre nos deixam com aquela dúvida quando o assunto é planta carnívora. Afinal, elas podem morder um “pedaço” do corpo humano? Como elas funcionam? Quais existem e são mais famosas? Suas armadilhas servem para atrair a nós?

Continua depois da publicidade

Bom, essas e tantas outras dúvidas sobre a famosa planta carnívora, nós iremos responder logo abaixo. Iremos falar de fatos que quase não são comentados e você verá que é muito mais simples do que sempre apresentaram para você. Por isso, sem mais delongas, vamos ler a matéria abaixo. Vem com a gente?

Continua depois da publicidade

Planta carnívora: quais são as principais?

Primeiramente, nada mais justo do que conhecer as 7 plantas que lideram a fama quando o assunto é ser uma planta carnívora, não é mesmo? Portanto, confira as espécies que mais dão o que falar.

Continua depois da publicidade
  1. Dioneia;
  2. Drosera;
  3. Sarracenia;
  4. Nepenthes;
  5. Utricularia;
  6. Drosophyllum lusitanicum;
  7. Darlingtonia californica.

Apesar dos nomes difíceis, algumas, por foto, você deve conhecer. Elas são exóticas, fáceis de serem encontradas em desenhos e em programações de TV quando o assunto é explorar o globo terrestre. Mas, por falar em plantas exóticas, o que será que elas, de fato, fazem?

O que as plantas carnívoras fazem?

Bom, para quem não sabe, as plantas carnívoras apresentam capacidade de atrair animais. Após essa captura, eles serão digeridos. Tudo isso possui o intuito de retirar os nutrientes necessários para a sua sobrevivência.

As plantas carnívoras, algumas também chamadas de insectívoras, mexem com a imaginação de muitas pessoas, justamente por não saberem como que os insetos são capturados e, ainda, se algo de ruim aconteceria com a nossa espécie humana. Mas não se preocupe! Nós explicaremos isso a seguir também.

Nesse sentido, sanando a dúvida que não quer calar: se um ser humano resolver colocar uma parte do corpo na planta, por exemplo, o dedo, haverá um forte aperto na parte do corpo. Entretanto, para a alegria de todos, ela não produzirá enzimas digestivas, pois o dedo irá impedir que o vegetal se feche. Então, nada grave aconteceria. Além disso, as plantas carnívoras fazem fotossíntese, de onde provém a maior energia delas. Logo, não sobrevivem apenas buscando presas.

5 armadilhas que as carnívoras têm

Por fim, para finalizamos essa matéria repleta de curiosidades, vamos entender as 5 armadilhas mais famosas pelas quais as plantas atraem suas presas. De acordo com uma matéria publicada no G1, por Paula Salati, no dia 24 de setembro de 2022, as principais são:

  • A “boca” da planta pode produzir um néctar que atrai o inseto (chama-se jaula);
  • A planta atrai por meio do néctar que libera no ar (chama-se jarro);
  • A espécie possui uma espécie de pelinhos na superfície, com uma mucilagem pegajosa e que prende a presa. O inseto acha que esses pelinhos são orvalhos (chama-se adesiva);
  • Algumas possuem pequenas vesículas que fazem o papel de succionar (chama-se sucção);
  • Umas plantas são formadas por um tipo de “braço” que parece ser rico em oxigênio, mas, na verdade, é uma armadilha para aprisionar (chama-se enguia).
Planta carnívora: confira mais detalhes sobre essas espécies que poucos falam sobre
Planta carnívora: confira mais detalhes sobre essas espécies que poucos falam sobre – G1

E, então? Foi possível eliminar um pouco da curiosidade acerca da planta carnívora? Agora que você já sabe mais sobre suas formas de “atacar” e quais são as principais espécies, já pode comentar com os amigos esse conteúdo novo que você aprendeu e mandar a matéria para eles! Agradecemos a leitura até aqui e te convidamos a acessar o nosso Casa&Agro. Aqui, dicas incríveis e informações fresquinhas saem pensando em você. Até a próxima!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More