Anúncio

Cultivo de pimenta-do-reino é fácil? Não fique de fora e tenha essa especiaria em casa

Um ótimo tempero para ter na sua horta

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 13 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Você poderia ter uma saborosa especiaria em casa para temperar as suas comidas, sabia disso? Poderia esquecer essa história de comprar pimenta e teria a sua bem pertinho de você! Parece loucura? Bom, saiba que não é bem assim. Ao saber exatamente como fazer o cultivo de pimenta-do-reino, você poderia começar a sua própria produção hoje ainda.

Continua depois da publicidade

Então, esqueça essa crença de que é difícil aprender o cultivo de pimenta-do-reino e comece hoje a investir na especiaria que dá todo um toque diferenciado à sua cozinha. No artigo de hoje, logo abaixo, você aprenderá tudo sobre o melhor solo, regas e, até mesmo, quanto tempo leva para começar a usufruir dos frutos de suas plantações. Por isso, sem mais delongas, vejamos tudo o que você precisa saber!

Continua depois da publicidade

Primeiramente, vamos te deixar ciente sobre o tempo que leva para ver os resultados dessa plantação. Sendo assim, sabe-se que, em geral, a pimenta-do-reino começa a produzir no segundo ano após o plantio.

Continua depois da publicidade

Mas, para se ter verdadeiramente uma produção viável, recomenda-se que você usufrua a partir do terceiro ano do plantio. Isso porque, no terceiro ano, a produção chega a três quilos por pé e a tendência é ir aumentando com os anos.

Quais as melhores épocas para plantar pimenta do reino e o melhor solo?

Agora, indo mais especificamente para o cultivo em si, de acordo com uma matéria publicada pelo Globo Rural, no dia 22 de julho de 2019, por João Mathias, a melhor época para chamar uma pimenteira-do-reino de sua, ou seja, a melhor fase para plantar, é entre os meses de janeiro e fevereiro.

Além disso, assegure-se de que o solo está bem drenado, fértil, profundo e com pH entre 5,5 e 6, isto é, não muito ácido. Para fazer o plantio, sempre utilize covas que tenham medidas de 40x40x40, para que a planta tenha espaço para crescer.

Cultivo de pimenta do reino é fácil? Não fique de fora e tenha especiaria em casa
Cultivo de pimenta do reino é fácil? Não fique de fora e tenha especiaria em casa – Globo Rural

Luminosidade, regas e mais

Nesse sentido, no caso da luminosidade, para que o cultivo de pimenta-do-reino tenha bons resultados, você pode escolher plantar a espécie em uma iluminação solar direta ou em sombra parcial. Entretanto, geralmente, a melhor opção é em sol pleno, porque as chances de que ela frutifique duas vezes por ano é bem alta.

Como já foi dito, ela ama um solo úmido – mas drenado –, então, a melhor ideia é sempre garantir que o solo esteja bem irrigado. Para isso, o aconselhado é que você faça as regas no período do verão, sempre de 2 a 3 regas por semana. Já no caso do inverno, observe como a terra está e diminua a frequência.

O plantio pode ser feito por sementes, mudas, estaquias e outros. Mas, recomendamos que você compre mudas e já as plante em local definitivo, considerando que as sementes serão mais resistentes a bons resultados.

E, então? Achou fácil ou difícil o cultivo de pimenta-do-reino? Comente aqui conosco o que você achou e não se esqueça de acessar o nosso Casa&Agro para ter acesso a mais conteúdos que facilitam e melhoram a sua vida! Obrigada pela leitura e até a próxima!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More