Anúncio

Fabricando artesanato: veja como utilizar garrafas PET na decoração de casa

Deixe aflorar sua criatividade e aproveite materiais recicláveis na decoração de sua casa

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Jarinu, 28 de agosto de 2022, por Keila Carlos – Com muita criatividade e materiais recicláveis, é possível decorar nossa casa. Logo, nosso blog trouxe ideias lindas e práticas de como utilizar garrafas pet na decoração. Assim, até mesmo se você não é tão habilidoso (a), com sugestões e passo a passo, fará artesanatos incríveis.

Continua depois da publicidade

É só nos acompanhar neste post, se inspirar em quaisquer dessas criações e começar ainda hoje a confeccionar objetos variados que, além de lindos itens decorativos, são úteis para o dia a dia. Em suma, o melhor de tudo isso, é se divertir gastando pouco e usando materiais que iriam para o lixo.

Continua depois da publicidade

Ideias de artesanato para utilizar garrafas pet

Que tal aprender a transformar simples garrafas pet em potes organizadores? Para isso, escolha qualquer formato de garrafa. Então, separe os seguintes materiais:

Continua depois da publicidade
  • Garrafa pet em qualquer tamanho e formato;
  • Pedaço de papelão;
  • Tesoura;
  • Cola instantânea ou universal;
  • Pincel, rolinho de pintar ou algum tipo de esponja;
  • Ferro de passar roupa em temperatura mínima;
  • Algum objeto para simular o puxador, caso opte por fazer tampa;
  • Tiras de cortiça;
  • Tinta pva ou acrílica;
  • Primer à base d’água.

Em primeiro lugar, corte a garrafa na altura em que desejar, uma vez que isso definirá o tamanho do seu porta-treco. Em seguida, passe as bordas da garrafa no ferro de passar em temperatura branda, a fim de deixar o acabamento mais reto. 

Após, use a boca da garrafa cortada para fazer o molde no pedaço de papelão e recorte. Feito isso, aplique o primer com um pincel, esponja ou rolinho. O primer faz com que a tinta seja melhor fixada no plástico. Em seguida, aplique a tinta pva ou acrílica na cor de sua livre escolha, de preferência em duas demãos. 

Para o acabamento, pode passar um verniz acrílico. Nesse sentido, uma sugestão extra na hora de utilizar garrafas pet, é colar tiras de cortiça em todo o pote ou em partes, criando seu próprio designer. Portanto, para isso, use cola instantânea ou universal e nunca a cola quente, uma vez que derrete o plástico.

Por fim, se seu objeto tiver tampa, cole a cortiça no círculo recortado de papelão. Finalize colocando um puxador de pedraria, bolinha de gude ou de madeira, ou ainda algum material que você tenha em casa. Caso queira fazer porta-escovas, por exemplo, faça furos na tampinha.

Como fazer tinta guache pegar em garrafa pet?

Uma das dúvidas frequentes a respeito de utilizar garrafas pet, é acerca de qual é a tinta ideal. A tinta guache, infelizmente, não tem boa aderência no plástico. Todavia, há um jeito de deixar a garrafa colorida utilizando este produto.

Basta misturar açúcar com a tinta guache na mesma proporção de um pelo outro. Dessa forma, coloque a misturinha dentro da garrafa, agite bem e aguarde secar. Caso contrário, uma sugestão para criar designs coloridos neste material é utilizar o verniz vitral.

Outra super dica para pintar um material pet é usando esmalte sintético. Além disso, tem o preparo que foi citado no passo a passo do pote organizador.

Mais ideias para reutilizar garrafa pet

As possibilidades de uso deste material são imensas. As crianças podem se divertir colocando toda a criatividade e energia, colorindo lindas peças. Em suma, é um ótimo recurso didático e explora diversas habilidades cognitivas.

O jardim também pode receber lindos vasos decorados para as plantas feitos com garrafas pet. Do mesmo modo, a casa inteira pode ser ornamentada com muito estilo e cor, com vários porta objetos e enfeites.

Deixe sua criatividade falar mais alto ao utilizar garrafas pet. Compartilhe essas e outras ideias incríveis do Casa & Agro. Traga cor e alegria aproveitando materiais recicláveis. Sobretudo, proteja o meio ambiente. Afinal, o melhor desta vida, é colocar nosso toque especial onde formos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More