Anúncio

Como plantar maçã? Confira tudo sobre esse plantio de um jeito simplificado

Tenha uma macieira bem pertinho de você!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 14 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Você já parou para pensar que dificilmente vemos uma macieira por aí? Apesar de a maçã ser uma fruta bem famosa em nosso território, ela tem a fama de ser difícil de ser cultivada e mais uma quantidade de estigmas acerca de seu plantio. Contudo, com as dicas corretas, com toda certeza você é capaz de aprender como plantar maçã sua casa!

Continua depois da publicidade

É claro que ela não ficará como uma fruta comprada em um supermercado, já que, de fato, ela tem certas peculiaridades. Entretanto, seguindo as dicas, você é capaz de entender melhor sobre como plantar maçã e, sem dúvidas, irá conseguir aplicar os conhecimentos no seu cultivo a partir de hoje. Então, se você se interessou, não deixe de ler até o final para compreender plenamente, combinado?

Continua depois da publicidade

Comece pelo clima

Primeiramente, vamos falar sobre o clima, que é um dos assuntos que mais gera espanto nas pessoas. De fato, para saber como plantar maçã, ele deve ser levado em conta. Isso porque, segundo uma matéria publicada pelo Globo Rural, no G1, dia 08 de maio de 2017, por João Mathias, a maçã, trazida pelos colonizadores, é adepta a climas mais frios e mais amenos. Ou seja, ela se desenvolve melhor nestes espaços.

Continua depois da publicidade

Contudo, nada impede que você escolha o inverno ou o outono, por exemplo, para tentar a sorte, já que estas épocas são mais tranquilas em boa parte do Brasil. Ela é uma fruta que demanda uma maior atenção, sim, nesta parte, mas vale muito a pena investir e testar.

Como plantar maçã? Confira tudo sobre esse plantio de um jeito simplificado
Como plantar maçã? Confira tudo sobre esse plantio de um jeito simplificado – G1

Solo

Agora, falando de outros tópicos menos “sensíveis”, entramos na questão do solo. Dessa forma, o que se sabe é que a macieira tem a tendência de ter resultados melhores quando o solo não é nada ácido, isto é, o pH está em 7.

Além disso, o solo sempre deve estar bem drenado e livre de água estagnada. Lembre-se sempre também de que o solos arenosos férteis e argilosos, com bastante matéria orgânica renovada constantemente, fazem a diferença no resultado final.

Luminosidade

Nesse sentido, considerando que você irá plantar uma macieira desde o início, seja em vaso ou não, saiba que ela ama uma rega regular durante o seu crescimento. Dessa forma, confira a dica: regue de modo mais abundantemente durante a formação de botões florais, que se dá, em geral, na primavera e verão.

Todavia, durante outras estações, como é o caso do inverno, aconselha-se reduzir a rega no inverno. Sempre assegure-se de que a rega está atingindo as camadas mais profundas das raízes, que está escoando bem e que o vaso ou canteiro está sempre úmido, especialmente se você mora em uma região mais quente.

Apesar de preferir climas amenos, isso em nada tem a ver com a luminosidade que ela necessita receber. Isso porque, a luz do sol abundante, mesmo que não seja diretamente na planta, é necessária, afetando, inclusive, a cor da fruta.

Como plantar maçã? Confira tudo sobre esse plantio de um jeito simplificado
Como plantar maçã? Confira tudo sobre esse plantio de um jeito simplificado – Canva

Por fim, se você está com pressa, saiba que plantar maçã a partir da semente demora um tempo, então você pode ficar até os 7 primeiros anos de vida da planta sem colher nada. Mas, se você começou por mudas, por exemplo, esse tempo reduz em uns 3 anos, em média.

E, então? Entendeu melhor sobre como plantar maçã? Viu como não é nada tão difícil assim? Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e que você consiga aprender mais sobre ao acessar a nossa Casa&Agro. Aqui, descomplicamos a sua vida, trazendo ainda mais praticidade para o seu dia a dia. Obrigada pela leitura e até a próxima!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More