Anúncio

Desperte seu lado paisagista e plante uma rosa do deserto em seu quintal

Confira os cuidados necessários para mantê-la sempre bonita

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 14 de fevereiro de 2023, por Lídia Meireles – A Adenium obesum, ou rosa do deserto possui no momento cinco espécies desse gênero. O seu cultivo, como o próprio nome da planta já sugere, é indicado para ambientes mais áridos. Assim como os cactos, ela dispensa a sombra e muita rega.

Continua depois da publicidade

A saber, devido a grande quantidade de híbridos desenvolvidos, é possível que você encontre a rosa do deserto em várias cores diferentes. Além de ser admirada nos jardins, ela sem dúvida, poderá ser cultivada em vasos se esse for o seu desejo. Nesse contexto, veja como fazer.

Continua depois da publicidade
Desperte seu lado paisagista e plante uma rosa do deserto em seu quintal - Reprodução Canva
Desperte seu lado paisagista e plante uma rosa do deserto em seu quintal – Reprodução Canva

Como plantar uma rosa do deserto

Antes de mais nada, saiba que a rosa do deserto pode alcançar uma altura de até quatro metros, como afirma Luiza Cesar, em matéria do dia 21 de novembro de 2022, no site Casa Abril. Tendo isso em vista, separe uma área suficiente do seu jardim ou coloque a planta em vasos.

Continua depois da publicidade

Como dito, um dos cuidados essenciais que você deverá ter é com o solo. Este por sua vez, precisa ser arenoso para facilitar o escoamento da água. Vale lembrar que o excesso de umidade é uma das principais causas de morte da rosa do deserto. Confira como fazer isso da forma correta.

 Reprodução Canva
Reprodução Abril

Preparando o solo 

Primeiramente, a nossa sugestão aqui é misturar areia, terra e carvão. Assim, você terá o substrato ideal para começar o plantio das sementes. Ademais, além de evitar o acúmulo de água, esse tipo de solo terá os nutrientes e o pH correto para a perfeita germinação das sementes.

Plantando as sementes de rosa do deserto

Sobretudo, para ter certeza de que terá uma boa drenagem, coloque ao fundo do vaso uma camada de pedras ou isopor. Então, coloque o substrato, deposite as sementes, cubra com uma fina camada de terra e regue bem.

No entanto, antes de cobrir a sementeira com plástico filme, espere escorrer todo o excesso de água. Ao final, coloque o vaso exposto ao sol e aguarde um período de dez dias. Nessas condições, este é o tempo que as sementes levam para germinar. 

Desperte seu lado paisagista e plante uma rosa do deserto em seu quintal - Reprodução Canva
Desperte seu lado paisagista e plante uma rosa do deserto em seu quintal – Reprodução Canva

Transplantando as mudas

Seguramente, você saberá que é o momento ideal para transplantar a rosa do deserto ao observar os pares de folhas se formando. Sendo assim, opte por vasos mais arejados, como os de cerâmica ou terracota, por exemplo. Além disso, é importante que ele tenha vários furos.

Por falar nisso, a mistura do substrato também deverá ser um facilitador da drenagem. Nesse caso, use uma medida de areia grossa, esterco e terra. Em seguida, forre o fundo do vaso com pedras, para então, acrescentar o substrato e plantar a muda no centro. Vale lembrar que cada muda deverá ser colocada em um vaso individual.

Feito isso, para finalizar o plantio da rosa do deserto coloque por cima da terra uma porção de casca de pinos. Além de segurar a umidade e diminuir o espaço entre as regas, também protegerá as raízes.  

Desperte seu lado paisagista e plante uma rosa do deserto em seu quintal - Reprodução Canva
Desperte seu lado paisagista e plante uma rosa do deserto em seu quintal – Reprodução Canva

Qual o melhor lugar para deixar a rosa do deserto

Agora, com as mudas já transplantadas, você deverá colocá-las em um local onde elas peguem no mínimo quatro horas de sol por dia. A propósito, o sol é o principal incentivador da floração. Portanto, o melhor lugar para a rosa do deserto é fora de casa.

Contudo, se você se dispõe de lugar dentro de casa onde bate sol o suficiente para a planta, não haverá problemas. Inclusive, esta espécie é muito usada para bonsais, que por sua vez, compõem lindos projetos paisagísticos e decorações.

Por último, se quiser saber mais e ficar por dentro de tudo que envolve técnicas de cultivo, é só acompanhar o blog Casa e Agro. Por aqui, trazemos diariamente notícias e dicas incríveis para te ajudar na sua horta e jardim. Agora, aproveite tudo o que aprendeu para dar aquele trato na sua rosa do deserto. Com certeza você não irá se arrepender.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More