Anúncio

Cultive seu próprio alho em casa! Veja como é fácil e simples

Tenha alho fresquinho na horta facilmente

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 14 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – Quando o assunto é alho existem somente dois tipos de pessoas: as que amam e as que odeiam esse tempero. Muito além de um condimento, o alho, cientificamente nomeado de Allium sativum, é, na verdade, um potente medicamento natural. O cultivo dessa planta bulbosa pode ser uma ótima opção para quem deseja começar uma horta domestica e não sabe por qual hortaliça começar.

Continua depois da publicidade

Cultivar alho é muito fácil e simples, só precisa de um pouco de conhecimento e dedicação aos manejos. Deseja aprender? Continue a leitura e fique por dentro de ótimas dicas e informações indispensáveis que reunimos acerca do plantio de alho na horta. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Benefícios do alho

Essa planta comestível, com seu cheiro inconfundível, é bastante utilizada na fitoterapia por seus inúmeros benefícios ao corpo humano. Além de ser riquíssimo em nutrientes que contribuem para um bom sistema digestivo e funcionar também como um desintoxicante natural. Seus principais benefícios giram em torno da sua ação antimicrobiana, anti-inflamatória e estimulante, podendo ser usado também para aumentar a imunidade e prevenir doenças respiratórias.

Continua depois da publicidade
Alho (Reprodução Canva Pro)
Alho (Reprodução Canva Pro)

Propagação

A parte boa de começar uma horta de alho é que se você tiver ao menos um dente de alho na fruteira, já pode começar a produção. Conforme publicação do  Casa Vogue, em 3 de janeiro de 2021, o primeiro passo é deixar a raiz crescer.

Desse modo, escolha um recipiente aberto, forre-o com papel toalha, umedeça-o com um borrifador de água e coloque os dentes de alho dispostos, pois ali eles irão criar raízes e germinar. Depois de uma semana, nota-se o desenvolvimento da “semente” da planta e ela já estará pronta para ir para a terra.

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

Plantio e manejos

Escolha um local para começar a sua hortinha doméstica de alho. Nesse sentido, atente-se à luminosidade, pois, caso não possua uma área externa com sol, deverá posicioná-lo próximo a uma janela.

Acerca do solo ideal, ele deve ser leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Nós do blog Casa e Agro indicamos misturar 1 parte de terra vegetal, ½ parte de areia e ½ parte de adubo orgânico. 

Plantio de dentes de alho (Reprodução Canva Pro)
Plantio de dentes de alho (Reprodução Canva Pro)

Após preparar o local de plantio, semeie as sementes germinadas. Ademais, as regas devem ser feitas constantemente, de modo a manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Podas não são necessárias.  

Plantação de alho (Reprodução Canva Pro)
Plantação de alho (Reprodução Canva Pro)

Colheita 

Passados em média 30 semanas, o equivalente a 7 meses após o plantio, as folhas começarão a secar e cair. Portanto, essa é a hora certa de puxar o alho do solo e aproveitar a sua vitória no cultivo doméstico do Allium sativum. Ademais, outra dica: após realizar a colheita, coloque as cabeças de alho sobre o solo para tomar sol e secar um pouco, não mais que 6 horas de sol está bom.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More