Anúncio

Lula e Blinken defendem estado palestino, diz Planalto

Encontro durou quase duas horas, segundo o Planalto

Anúncio


São José do Campos (SP), quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu nesta quarta-feira (21), com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony BliNken. E,segundo informações do Palácio do Planalto, ambos concordaram sobre a necessidade da construção de um estado palestino.

Continua depois da publicidade

Tudo isso vem acontecendo em meio a uma polêmica e crise diplomática entre Brasil e Israel, que está em guerra com o Hamas na Faixa de Gaza. No final de semana, Lula comparou a ação israelense no território ocupado ao holocausto cometido pelos nazistas contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.

Continua depois da publicidade

No entanto, o encontro entre o presidente e o secretário de alto escalão norte-americano nesta quarta não envolveu esse assunto. Ao menos, é o que garante o governo brasileiro, já que o encontro foi a portas fechadas.

Continua depois da publicidade

Secretário dos EUA agradece Lula por diálogo

Lula e Blinken defendem estado palestino, diz Planalto. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil
Lula e Blinken defendem estado palestino, diz Planalto. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil

Além da questão da Palestina, onde ambos parecem concordar, também falaram sobre a tensão entre Venezuela e Guiana. Isso porque os venezuelanos, do ditador Nicolás Madura, querem anexar a região de Essequibo, que pertence ao país vizinho.

Contudo, o Brasil é um dos países que vem tentando dialogar com mais proximidade. E isso poderá evitar um conflito entre os dois países da América do Sul.

Portanto, Blinken também teria agradecido Lula por essa mediação, minimizando o clima tenso na fronteira. Além disso o secretário de Estado dos EUA teria elogiado a conduta do presidente na tentativa de um acordo de paz na guerra da Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.

O blog Casa e Agro, o seu preferido da internet, acompanha as principais notícias no Mato Grosso, no Brasil e no mundo.

Encontro também falou sobre economia

O encontro entre Lula e Blinken, no Palácio do Planalto, durou aproximadamente 1h50. O assessor para assuntos internacionais do governo, Celso Amorim, também participou da conversa desta quarta na capital federal.

Assim, o presidente brasileiro também teria agradecido pelo apoio do presidente norte-americano, o democrata Joe Biden, à democracia e ao trabalho. E Lula ainda citou a cooperação energética e ambiental entre os dois lados nos últimos meses.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More