Anúncio

Como cultivar cravo-da-índia em vaso: tenha essa iguaria em casa com essa técnica de plantio incrível

Escolha entre as 2 opções de plantio e inicie imediatamente a produção de cravo em casa para o seu bem estar

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


O Syzygium aromaticum, ou cravo-da-índia como conhecemos, é uma magnífica especiaria. De aroma agradável e marcante, tem função predominante na culinária e também na medicina natural. Afinal de contas, quem nunca tomou chá com cravo? Sendo assim, hoje,11 de fevereiro, o  Casa & Agro, do Tecnonotícias vai te ensinar a como cultivar cravo-da-índia em vaso para que você tenha esse condimento sempre ao seu alcance.

Continua depois da publicidade

O cravo é uma árvore de porte médio, nativa da Indonésia. Contudo, atualmente a iguaria já é cultivada em inúmeras regiões do mundo, inclusive no Brasil. Não são muitos que sabem, por isso é importante esclarecer que aquela pequena parte que consumimos, é apenas o botão da flor passado por um processo de secagem. Curiosidades à parte, o mais importante é saber a forma correta de como cultivar cravo-da-índia em vaso.

Continua depois da publicidade

Leia também: Como plantar inhame em vaso: veja o passo a passo descomplicado para plantar esse alimento em casa

Continua depois da publicidade

Como cultivar cravo da índia em vaso

O cultivo não é difícil, porém não pense que apenas pegando o cravo seco e colocando na terra você irá conseguir fazer germinar. Como dito anteriormente, o cravo é uma árvore. Logo, a partir dessa árvore, temos flores e frutos. Do mesmo modo, temos duas formas de cultivo, sendo através das sementes ou das estacas.

Como cultivar cravo da índia em vaso
Como cultivar cravo da índia em vaso (Reprodução Canva Pro)

Como plantar as sementes

Primeiramente, saiba que, usando o grão, o processo é um pouco mais demorado. Então, se você tiver uma planta adulta por perto, faça da seguinte forma: deixe que elas floresçam e deem seus frutos. Logo após, é necessário que os frutos amadureçam e caiam da árvore. Depois disso, pegue os frutos e coloque de molho na água por 24 horas, assim, eles soltarão a pele e sobrará apenas as sementes para plantar.

Saiba mais: Berinjela com limão emagrece? Veja agora se essa fusão é mito ou verdade

Agora, use um copo descartável para plantar iniciar o plantio. Abra um buraco na terra e coloque a semente. É importante que a terra esteja úmida, por isso, regue duas vezes no dia. Em 15 dias você perceberá que já saiu algumas folhas. Então, transplante para uma garrafa pet cortada ao meio. Após 10 meses, a muda estará pronta para ir para o vaso definitivo. O craveiro não gosta muito de sol, então todo o processo deve ser realizado em lugar sob a sombra.

Como plantar as estacas

Plantar as estacas é, definitivamente, a maneira mais fácil de como cultivar cravo-da-índia em vaso. Mas, para isso, você precisará da muda. Assim, basta pegar o galho escolhido e colocar em um pequeno buraco ao centro de um vaso fundo com terra argilosa. Mantenha a terra úmida para que o craveiro cresça de maneira saudável. Saiba que essa planta é de desenvolvimento lento. Portanto, serão necessários aproximadamente 5 anos para realizar a primeira colheita.

Você também pode gostar: Passo a passo infalível para você plantar orquídeas em troncos secos: técnica totalmente fácil e descomplicada

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More