Anúncio

Plantio de morango: saiba qual a melhor maneira de cultivar a fruta de forma caseira e totalmente livre de agrotóxicos

O plantio do morango em casa pode ser feito em espaços grandes ou pequenos

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


O morango é uma fruta amada por muitos, mas que, infelizmente, chega até as nossas casas com uma alta quantidade de agrotóxico. No entanto, da forma certa, é fácil cultivá-los em casa. Se você quer aprender a como plantá-lo em seu espaço, nesta quarta-feira, 12 de janeiro, no Casa & Agro, do Tecnonotícias, você vai aprender sobre o plantio do morango.

Continua depois da publicidade

Saber a melhor sobre o plantio do morango te dá a possibilidade de ter essa fruta fresquinha em casa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, o Brasil produz anualmente 72 mil toneladas de morango. Porém, somente alguns chegam bons até a mesa do consumidor final.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Como cultivar morangos em vasos suspensos: método mais indicado para plantar em pequenos espaços

Continua depois da publicidade

Como fazer o plantio do morango?

Plantio de morango
Plantio de morango: Imagem (Reprodução/Freepick)

Ainda que seja um cultivo em casa, saiba que é possível você ter morangos gostosos e bonitos. Portanto, em qualquer espaço, mesmo que seja pequeno, dá para ter a fruta. Afinal, o início do plantio do morango pode ser iniciado com sementes ou mudas. Porém, as primeiras levam mais tempo para se desenvolver.

Por isso, a escolha mais popular para cultiva morango é com mudas. No entanto, é preciso prestar atenção com qual tipo de fornecedor das mudas, para evitar o risco de pegar plantas contaminadas.

Confira mais: Como conservar morango na geladeira para não estragar: dicas para preservar a fruta fresca por mais tempo

Há épocas em que o plantio do morango é melhor. Por exemplo, quem vive em regiões mais quentes, o final do verão e início do outono são as melhores épocas. Porém, quem vive em locais mais frios, o aconselhado é plantar o morango na primavera ou verão. É importante tomar cuidado com grandes chuvas para não destruir a sua plantação, mesmo que seja pequena.

Locais para plantar morango

Se você tem vontade de ter uma plantação de morango em sua casa, veja alguns locais para se cultivar a fruta:

Jardim

O solo mais indicado para o plantio do morango é o arenoso-argiloso, rico em matéria orgânica e com o pH entre 5,5 e 6,5. Os canteiros precisam ter entre 30 e 80 centímetros de profundidade.

Vasos

Em caso de plantio de morango em vaso, ele precisa ter uma profundidade de 20 a 35 centímetros. Mas o ideal é plantar uma muda ou semente por vaso. Além disso, o recipiente precisa ter buracos no fundo para escorrer e água e não enxarcar as raízes.

Garrafas Pet

Para que você plante morangos em garrafas pet, é preciso retirar a parte o bico. Após isso, faça furos no fundo, para escoar a água. Depois, adicione a terra preparada e as sementes ou mudas.

O plantio do morango em casa e livre de agrotóxico é fácil e prático. Basta somente se atentar para o tempo para que ele cresça bonito e gostoso!

Saiba mais: Como cuidar de morangos em vaso: dicas imperdíveis para zelar e cultivar essa fruta em casa.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More