Anúncio

Clematite: aprenda tudo sobre essa espécie delicada e cheirosa

Não perca mais tempo e vem conferir tudo sobre essa espécie

Foto do revisor ()
Revisado por: ()
Anúncio


São Paulo, 15 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – A clematite é uma plantinha cheia de segredos e, claro, encantadora. Diante dessa beleza única, muitos brasileiros estão procurando meios de cultivar essa plantinha em suas casas ou apartamentos.

Continua depois da publicidade

Dentro desse contexto, resolvemos preparar uma matéria com as principais informações sobre a clematite. Desse modo, aqui, você poderá encontrar todas as informações sobre essa plantinha mais do que especial. Não perca mais tempo e vem conferir agora mesmo tudo sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Quais são as características da clematite?

Clematite (Foto: Reprodução Canva Pro)
Clematite: aprenda tudo sobre essa plantinha delicada e cheirosa (Foto: Reprodução Canva Pro)

A clematite, conhecida cientificamente como Clematis L, é uma plantinha da família Ranunculaceae. Em muitos lugares do Brasil, ela também recebe o nome de barbas-de-velho, diante do formato das suas flores.

Continua depois da publicidade

Além disso, é importante ter em mente que esse gênero de plantinha ultrapassa as 200 espécies silvestres. Ou seja, será possível encontrar diversos tipos de clematite. Inclusive, algumas delas podem ser herbáceas, enquanto outras se classificam como arbustos.

Vale destacar, ainda, que essa plantinha é facilmente encontrada no Brasil. De modo que elas se adaptam muito bem as regiões temperadas. Além disso, são cultivadas em climas tropicais.

Por fim, suas flores são a grande atração dessa espécie. Portanto, elas podem se encontrar em diversas cores. Independente da coloração, elas possuem pétalas mais do que delicadas e charmosas.

Toxidade

Você sabia que a clematite é uma planta tóxica? Conforme explicado pela redação da Abril, no dia 4 de agosto de 2022, essa plantinha pode ser considerada tóxica e é muito perigosa tanto para os seres humanos, quanto para os animais de estimação.

Reportagem sobre hortensia (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre Clematite (Foto: Reprodução Portal Abril)

A matéria, ainda, ressalta que a toxidade é causada pela toxina anemonina. Esta, se ingerida ou se entrar em contato com a pele, pode agir causando dermatite, queimação e, até mesmo, náuseas e salivação excessiva. A boa notícia é que, dificilmente, os animais se alimentarão dessa plantinha. Isso devido ao fato de que o sabor amargo repelem os bichinhos.

Apesar disso, pense duas vezes antes de cultivar essa plantinha em sua casa ou apartamento caso você tenha pets ou, ainda, crianças, combinado? Caso queira manter a decisão, cultive a clematite longe do alcance dos mesmos.

Significado da plantinha

Clematite (Foto: Reprodução Canva Pro)
Clematite: aprenda tudo sobre essa plantinha delicada e cheirosa (Foto: Reprodução Canva Pro)

Além disso, saiba que o nome clematite está ligado diretamente ao seu significado proveniente do grego antigo. Neste idioma, esse nome nada mais significa do que “planta que trepa”.

Por fim, agora que você já conferiu tudo sobre a clematite, não deixe de conferir também as demais matérias aqui do Casa & Agro. Nós temos a certeza que você vai sair ainda mais apaixonado (a) pelo plantio e cultivo de plantinhas.

 

 

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More