Anúncio

Aprenda a cultivar acerola de forma simples com esse passo-a-passo, veja

Uma das frutas mais fáceis de plantar, a acerola também é muito nutritiva

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 15 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – Já pensou em cultivar acerola e ter um pé produtivo dessa fruta no quintal? A aceroleira é uma daquelas frutíferas perfeitas para qualquer situação! A espécie possui uma grande versatilidade, tanto no quintal quanto em vasos, além de produzir muito em pouco tempo. O plantio é simples e demanda poucos cuidados, ou seja, ideal para quem está começando.

Continua depois da publicidade

Outrossim, cultivar acerola envolve outras vantagens. A fruta possui inúmeros benefícios para a saúde, e nada melhor do que ter uma aceroleira em casa para consumir seus frutos regularmente. Confira como começar a plantar com um guia descomplicado e conheça um pouco mais dessa frutinha poderosa.

Continua depois da publicidade
Cultivar acerola (Reprodução Canva)
Cultivar acerola (Reprodução Canva)

Quando começar a cultivar acerola?

O período ideal para começar a cultivar um pé de acerola é durante o início da estação de chuvas. Ainda assim, a fruteira pode ser plantada em qualquer época do ano, exceto no inverno, contanto que haja disponibilidade de irrigações para suprir as necessidades da planta.

Continua depois da publicidade

Como fazer mudas e plantar

A principal forma de propagação da fruta é através da técnica da estaquia, que costuma fornecer árvores mais produtivas, mas o cultivo por meio de sementes também é possível. Para conseguir uma muda, corte um galho na diagonal de uma árvore saudável e bem estabelecida; retire as folhas da parte inferior deixando apenas duas no topo do ramo; em seguida, remova a casca do galho na região do corte para facilitar o surgimento das raízes.

Por fim, basta plantar o ramo em um vaso. Regue diariamente sem encharcar e deixe a muda em um ambiente sombreado até o enraizamento. Quando a muda atingir uma altura adequada, você pode fazer o transplante para o local definitivo, seja no quintal ou em outro recipiente.

Cultivar acerola (Reprodução Canva)
Cultivar acerola (Reprodução Canva)

Solo

A aceroleira gosta de solos profundos, do tipo areno-argilosos e bem drenados. Uma dica é misturar terra de boa qualidade com algum substrato, nas mesmas proporções, de forma a garantir aeração para o solo. Além disso, a espécie também se beneficia de adubações orgânicas, produzindo frutos maiores em grandes quantidades.

Iluminação e regas

O pé de acerola é nativo de climas tropicais, mas está bem adaptado a diferentes regiões, inclusive as que possuem climas mais frios. Assim, o importante é fornecer iluminação natural abundante para o seu desenvolvimento. A exigência quanto ao sol é fundamental para a produção de vitamina C nas frutas, então, não deixe de mantê-las em um ambiente bastante ensolarado. Quanto às regas, molhe todos os dias, em especial, fora do período de chuvas. Apenas evite encharcar o solo.

Colheita

A primeira colheita costuma acontecer após oito meses do início do cultivo da acerola. Em um ano, a frutífera pode produzir três ou mais colheitas, geralmente durante as estações mais quentes. Ou seja, com poucos cuidados, você pode conseguir uma grande produtividade. A cada dois/três dias, recolha os frutos amadurecidos e aproveite!

Agora que você já sabe como cultivar acerola, o blog Casa&Agro te mostra os benefícios incríveis que essa frutinha saborosa possui, a seguir.

Cultivar acerola (Reprodução Canva)
Cultivar acerola (Reprodução Canva)

Benefícios no consumo da acerola

Apesar de pequena, a acerola possui inúmeros nutrientes em sua composição. O destaque vai para os grandes teores de vitamina C que a fruta armazena, superando diferentes tipos de frutos cítricos. Ademais, ela ainda é fonte de vitamina A e minerais como potássio, fósforo, cálcio e magnésio e é rica em substâncias antioxidantes como os flavonoides e carotenoides.

Desse modo, segundo Samantha Cerquetani em colaboração para o site UOL, em 21 de agosto de 2021, seu consumo regular fortalece a imunidade, promove a saciedade e protege a saúde dos olhos e do coração. Por fim, a acerola ainda possui ação prebiótica, o que contribui para o funcionamento do intestino, auxilia na absorção de ferro pelo organismo e previne o envelhecimento precoce.

Imagem UOL
Imagem UOL

Além de deliciosa e fácil de plantar, essa fruta ainda pode promover a saúde de toda a sua família. Não perca tempo e comece a cultivar acerola no seu jardim ou até em casa! O importante é não deixar escapar nenhum de seus benefícios e ainda aproveitar a beleza dessa espécie frutífera.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More