Anúncio

Lavanda: como plantar e o que pode ser feito com essa flor? Veja a versatilidade

Descubra o que poucas pessoas te contam

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 14 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – A lavanda é uma plantinha muito conhecida e todos amam ter aquele cheirinho delicioso pairando no ar. No entanto, sabia que, além de ser muito fácil plantá-la em casa, você pode usufruir os seus benefícios muito maia do que seu delicioso aroma?

Continua depois da publicidade

Por isso, no artigo de hoje, falaremos mais sobre a lavanda e tudo que ela é capaz de fazer quando o assunto é pele e cabelo. Mas, antes disso, vamos aprender como cultivar para ter bem pertinho de você uma espécie para lá de especial e aromática. Ficou curioso e quer entender melhor? Leia até o final. Vamos nessa?

Continua depois da publicidade

Quais os cuidados com a planta lavanda?

Primeiramente, vamos entender quais os cuidados, ou seja, o que pode, ou não, fazer com a lavanda para ter um bom desempenho no crescimento. Dessa forma, sabe-se que as lavandas gostam de sol. Então, criá-la em sol pleno por, pelo menos, umas 4 horas por dia, é ótimo.

Continua depois da publicidade

Além disso, seu solo, de preferência, deve ser os chamados solos calcários e que tenham a terra bem drenada. As mudas novas precisam ser regadas frequentemente, mas sem encharcar o solo. Após o crescimento, isso pode diminuir, chegando a regas a cada 2 dias. Sempre utilize adubo orgânico e faça a adubação cerca de 2 vezes por mês.

Como fazer o plantio da flor?

Sendo assim, para fazer o plantio dessa flor, você pode começar pelas sementes, na sementeira, em local úmido e pouco iluminado. Mas, para que tenha um resultado mais rápido, aconselhamos mudá-las e plantá-las no local definitivo para que seja mais rápido.

Se desejar, pode fazer também por estaquia. Para isso, corte um galho de uma planta adulta e faça você mesmo sua própria muda. Bem simples, hein?

Lavanda: como plantar e o que pode ser feito com essa flor? Veja a versatilidade - Canva
Lavanda: como plantar e o que pode ser feito com essa flor? Veja a versatilidade – Canva

Lavanda para cabelos e pele

Por fim, chegou a hora que muitos queriam saber: como usar lavanda na pele e no cabelo? De acordo com uma matéria publicada pela UOL, no dia 11 de junho de 2021, por Isabella Marinelli, a melhor forma é usar por meio dos óleos essenciais, que você pode fazer em casa ou comprar pronto. A planta in natura é boa para aromatizar espaços, mas, ao falar de pele e cabelo, os óleos são mais indicados.

Ela, na pele, tem efeito de relaxar suavemente a musculatura, cicatrizar marcas e causar leveza na hora de dormir. Já no caso do cabelo, por ser um ótimo hidratante para a pele, também age no couro cabeludo, eliminando resíduos e tratando as camadas mais fundas do folículo capilar. É claro que, para usar tudo isso, sempre consulte um especialista em caso de dúvidas, combinado?

Lavanda: como plantar e o que pode ser feito com essa flor? Veja a versatilidade
Lavanda: como plantar e o que pode ser feito com essa flor? Veja a versatilidade – UOL

E, então? O que achou de saber mais sobre a lavanda? Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que você consiga colocá-las em prática! Obrigada pela leitura até aqui e não deixe de conferir os conteúdos mais inéditos e pensados em você no nossa Casa&Agro. Até a próxima!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More