Anúncio

Bálsamo: Ficou fácil cultivar a suculenta sedum dendroeidum em casa com esse guia completo 

Pensando em cultivar uma suculenta em casa? Você não pode perder o guia completo de cuidados com a bálsamo 

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 29 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. Já ouviu falar na planta bálsamo? A sedum dendroideum é uma planta suculenta pertencente à família crassulaceae. A espécie é nativa do México, sendo conhecida por sua facilidade de cultivo e pouco cuidado necessário. A bálsamo dispõe folhas verdes, arredondadas e carnudas, dispostas em rosetas. Durante o verão, a planta produz flores amarelas e sua floração pode durar várias semanas.  

Continua depois da publicidade

Assim, de modo a possuir a espécie em seu jardim, é preciso estar por dentro de todos os cuidados que garantem  o pleno desenvolvimento dessa suculenta. Logo, continue acompanhando nosso artigo e confira a iluminação ideal, como preparar o solo, irrigação, dentre os demais cuidados.  

Continua depois da publicidade

Sol para o bálsamo

Antes de cultivar o bálsamo, é importante escolher um local com boa drenagem e pleno sol. A planta, conforme Camila Santos, em 07 de setembro de 2021, em colaboração com a revista Casa e Jardim, precisa de muita luz solar para crescer e florescer adequadamente.

Continua depois da publicidade

Assim, escolha um local estratégico que seja ensolarado, para que a espécie esteja em contato com a luz solar direta por algumas horas no dia. Embora possam tolerar locais de meia-sombra, desde que disponham de alta luminosidade. 

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

Como preparar o solo e o vaso para a bálsamo? 

Ademais, se você estiver cultivando o bálsamo em um vaso, certifique-se de usar um vaso com furos de drenagem no fundo. Logo, para um bom substrato, use uma mistura de solo para cactos ou suculentas, garantindo que a planta tenha boa drenagem e não fique encharcada. Após, adicione uma camada de cascalho ou pedras no fundo do vaso antes de adicionar a mistura de solo. Isso ajudará a manter a umidade longe das raízes da planta.

Irrigação 

Após plantar o bálsamo, é preciso regá-lo moderadamente. Desta forma, deixe o solo secar completamente antes de regar novamente. O excesso de água pode causar raízes podres e matar a planta. Embora, no verão, você poderá regar a planta com mais frequência, mas, ainda assim, é importante deixar o solo secar entre regas. 

Controle de pragas

O bálsamo é uma planta resistente a pragas e doenças, mas pode ser afetado por ácaros se a umidade for muito alta. Se você notar sinais de ácaros, remova as folhas afetadas e reduza a umidade ao redor da planta. E, para removê-los, você poderá aplicar inseticidas orgânicos na sua planta.

Bálsamo (reprodução Canva Pro)
Bálsamo (reprodução Canva Pro)

Manejos e tratos

Em termos de manutenção, é importante remover as flores secas regularmente para estimular o crescimento de novas flores. Além disso, a poda regular de folhas secas ou danificadas também é benéfica para a planta. Ademais, o bálsamo é uma planta resistente e não requer muitos fertilizantes. No entanto, você pode adicionar um adubo orgânico no início da primavera para ajudar a planta a florescer. 

No inverno, o bálsamo pode sobreviver com pouca luz solar e menos água. Mas, o Blog Casa e Agro considera importante protegê-lo do frio excessivo e vento forte. Se você estiver cultivando o bálsamo em um vaso, você pode levá-lo para dentro durante o inverno. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More