Salvador, 29 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. Já ouviu falar na planta bálsamo? A sedum dendroideum é uma planta suculenta pertencente à família crassulaceae. A espécie é nativa do México, sendo conhecida por sua facilidade de cultivo e pouco cuidado necessário. A bálsamo dispõe folhas verdes, arredondadas e carnudas, dispostas em rosetas. Durante o verão, a planta produz flores amarelas e sua floração pode durar várias semanas.
Assim, de modo a possuir a espécie em seu jardim, é preciso estar por dentro de todos os cuidados que garantem o pleno desenvolvimento dessa suculenta. Logo, continue acompanhando nosso artigo e confira a iluminação ideal, como preparar o solo, irrigação, dentre os demais cuidados.
Sol para o bálsamo
Antes de cultivar o bálsamo, é importante escolher um local com boa drenagem e pleno sol. A planta, conforme Camila Santos, em 07 de setembro de 2021, em colaboração com a revista Casa e Jardim, precisa de muita luz solar para crescer e florescer adequadamente.
Assim, escolha um local estratégico que seja ensolarado, para que a espécie esteja em contato com a luz solar direta por algumas horas no dia. Embora possam tolerar locais de meia-sombra, desde que disponham de alta luminosidade.
Como preparar o solo e o vaso para a bálsamo?
Ademais, se você estiver cultivando o bálsamo em um vaso, certifique-se de usar um vaso com furos de drenagem no fundo. Logo, para um bom substrato, use uma mistura de solo para cactos ou suculentas, garantindo que a planta tenha boa drenagem e não fique encharcada. Após, adicione uma camada de cascalho ou pedras no fundo do vaso antes de adicionar a mistura de solo. Isso ajudará a manter a umidade longe das raízes da planta.
Irrigação
Após plantar o bálsamo, é preciso regá-lo moderadamente. Desta forma, deixe o solo secar completamente antes de regar novamente. O excesso de água pode causar raízes podres e matar a planta. Embora, no verão, você poderá regar a planta com mais frequência, mas, ainda assim, é importante deixar o solo secar entre regas.
Controle de pragas
O bálsamo é uma planta resistente a pragas e doenças, mas pode ser afetado por ácaros se a umidade for muito alta. Se você notar sinais de ácaros, remova as folhas afetadas e reduza a umidade ao redor da planta. E, para removê-los, você poderá aplicar inseticidas orgânicos na sua planta.
Manejos e tratos
Em termos de manutenção, é importante remover as flores secas regularmente para estimular o crescimento de novas flores. Além disso, a poda regular de folhas secas ou danificadas também é benéfica para a planta. Ademais, o bálsamo é uma planta resistente e não requer muitos fertilizantes. No entanto, você pode adicionar um adubo orgânico no início da primavera para ajudar a planta a florescer.
No inverno, o bálsamo pode sobreviver com pouca luz solar e menos água. Mas, o Blog Casa e Agro considera importante protegê-lo do frio excessivo e vento forte. Se você estiver cultivando o bálsamo em um vaso, você pode levá-lo para dentro durante o inverno.