Anúncio

Areca-bambu: aprenda a cultivar a linda palmeira em seu jardim

Como cultivar esta planta tropical e adicioná-la ao seu jardim

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 09 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – A areca-bambu, também conhecida como Dypsis lutescens é uma planta pertencente à família das Arecaceae. É nativa da Ilha de Madagascar e é uma planta perene que pode chegar a até 6 metros de altura. As folhas são verdes, arredondadas e crescem em grupos de 3 a 4 na ponta de longos caules.

Continua depois da publicidade

Assim, a areca-bambu é uma planta tropical de rápido crescimento e altura imponente. Com suas folhas verdes vistosas e tronco segmentado, ela é um adorno visual no jardim. Além disso, a areca-bambu é versátil e pode ser usada na decoração de interiores ou exteriores. Neste artigo você encontrará algumas dicas para cultivar esta planta em seu jardim.

Ambiente Ideal

A areca-bambu precisa de um clima quente e úmido para prosperar. A temperatura ideal para seu cultivo é entre 21°C a 27°C. Ela também precisa de boa umidade do ar para se desenvolver corretamente. Assim, selecione um local adequado em seu canteiro de plantas que atenda as necessidades da sua plantinha.

Preparo do Terreno

Antes de plantar a areca-bambu, é importante preparar o terreno corretamente. Conforme Isabela, em colaboração com o siteeCycle, o solo do jardim deve ser leve e rico em conteúdo orgânico. Logo, escolha um local que tenha boa drenagem de água. Ademais, adicione composto orgânico ou adubo ao solo para melhorar a fertilidade e a textura do solo.

Imagem Ecycle
Imagem Ecycle

Plantio da areca-bambu no jardim

Quado estiver pronto para plantar a palmeira, faça um buraco no solo que seja o dobro do tamanho da raiz da planta. Em seguida, coloque a planta no buraco e preencha o solo ao redor, pressionando levemente. Em seguida, faça uma rega abundante, deixando o solo umedecido.

Irrigação e iluminação

A areca-bambu precisa de uma boa umidade. Então, regue a planta regularmente, mas sem encharcamento. Ela também precisa de luz direta para se desenvolver corretamente. Assim, escolha um local bem iluminado para plantá-la. Mas, você também pode manter a sua palmeira em situação de meia-sombra, sobretudo, em locais mais quentes.

Continua depois da publicidade
Areca-bambu (reprodução Canva Pro)
Areca-bambu (reprodução Canva Pro)

Adubação e propagação

Essa é uma planta que gosta de muita nutrição para crescer forte e saudável. É importante adicionar adubo orgânico ao solo antes de plantar a areca-bambu, e continuar a adubá-la periodicamente ao longo de sua vida.

Continua depois da publicidade

Assim, o melhor momento para adubar a areca-bambu é na primavera e no verão, quando a planta está mais ativa. Adicione adubo orgânico ao solo ao redor da planta a cada 3 a 4 meses.

Areca-bambu (reprodução Canva Pro)
Areca-bambu (reprodução Canva Pro)

A areca-bambu pode ser propagada por meio de sementes ou por divisão da planta adulta. A propagação por sementes pode levar muito tempo e não é a maneira mais eficiente de se obter novas plantas, mas é uma opção se você tiver paciência.

Portanto, o Casa & Agro recomenda a propagação por divisão de touceiras, pois é muito mais rápida e eficiente. Logo, para dividir touceiras, você precisa remover cuidadosamente a planta do vaso, ou do solo, separar as touceiras e replantá-las em vaso com substrato úmido.

Decorando sue espaço com a areca-bambu

A areca-bambu pode ser usada como uma planta de interior ou exterior, e é perfeita para criar uma divisão de espaço ou adicionar verticalidade ao jardim. Ademais, ela também pode ser usada como uma planta solta ou em vasos, dependendo do seu gosto e do espaço disponível.

Além disso, a areca-bambu é uma ótima opção para criar uma parede verde ou cerca viva. Isso porque seus caules crescem juntos formando uma parede densa.

Areca-bambu (reprodução Canva Pro)
Areca-bambu (reprodução Canva Pro)

Em resumo, a areca-bambu é uma planta tropical fácil de cultivar e versátil que pode ser usada para adicionar verticalidade, divisão de espaço e beleza ao seu jardim. Experimente cultivar esta planta tropical e adicioná-la ao seu jardim hoje mesmo!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More