Anúncio

Adubo caseiro para orquídea florir muito; veja agora como fazer

Entenda como explorar o máximo potencial de beleza da sua orquídea

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 29 de janeiro de 2023, por Lídia Meireles – Um dos segredos para manter a orquídea saudável é, sem sombra de dúvidas, o adubo caseiro. A phalaenopsis, nome científico do gênero, é uma paixão. Você poderá encontrá-la em diversas cores e variações de flores e hastes.

Continua depois da publicidade

A propósito, cultivar variedades de orquídeas te permite ter flores em casa praticamente o ano inteiro. Isso porque, cada uma poderá florir em estações diferentes. E para garantir uma perfeita floração, o adubo caseiro não poderá faltar em sua rotina de cuidados. Saiba como fazer.

Continua depois da publicidade
Adubo caseiro para orquídea florir muito; veja agora como fazer - Reprodução Canva
Adubo caseiro para orquídea florir muito; veja agora como fazer – Reprodução Canva

Adubo caseiro para orquídea

Além da rega e da luz solar, é fundamental repor os nutrientes das plantas, em especial, das orquídeas, caso você queira vê-las cheias de flores. Vale lembrar que, ao nutrir sua plantinha você também evitará o aparecimento de algumas pragas como, por exemplo, cochonilhas e pulgões.

Continua depois da publicidade

A saber, o adubo orgânico é uma opção caseira e 100% natural. Sendo assim, você poderá alimentar suas plantas sem colocar em risco a sua saúde e sem prejudicar o meio ambiente. Para começar o preparo, separe os seguintes ingredientes.

Ingredientes

  • 700 ml de água;
  • 50 g de pó de rocha ( rico em micronutrientes );
  • 10 g de canela em pó ( fungicida e bactericida );
  • 10 g de torta de mamona ( rico em ferro e nitrogênio );
  • 10 g de talco comum ( contém boro );
  • 10 g de farinha de osso ( rico em cálcio e ferro ).

Modo de preparo

Depois de separar tudo para o adubo caseiro, é só bater no liquidificador. Em seguida, você irá coar separando a parte líquida da parte sólida. Ao fazer isso, você terá uma mistura super potente que poderá ser usada tanto nas orquídeas quanto em outras plantas do seu jardim.

Adubo caseiro para orquídea florir muito; veja agora como fazer - Reprodução Canva
Adubo caseiro para orquídea florir muito; veja agora como fazer – Reprodução Canva

Como aplicar adubo caseiro nas plantas

Então, antes de aplicar, é importante diluir a mistura. Nesse caso, será uma parte de adubo para dez partes de água que você deverá borrifar em sua orquídea uma vez por semana. O adubo caseiro líquido que te ensinamos a fazer é a melhor forma de nutrir e, assim, garantir a floração da sua orquídea. Além de ser natural, ele é de fácil aplicação.

Ademais, faça a aplicação do adubo sempre no tempo certo; Conforme orienta Mariana Paschoal, em matéria de 27 de novembro de 2017, no site Casa e Jardim, o excesso pode matar a planta. Ou seja, nada de exagerar na dose do adubo caseiro. Por fim, se quer saber mais sobre flores e cultivo em geral, acompanhe o blog Casa e Agro.

Reprodução Canva
Reprodução Canva

Dica extra

Para quem tem animais de estimação, não é recomendável usar no adubo caseiro farinha de osso e torta de mamona. Enquanto o cheiro da farinha de osso atrai os cachorros para as plantas, a torta de mamona, por sua vez, é altamente tóxica para os bichinhos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More