Anúncio

Aprenda como plantar acerola a partir do caroço: método infalível!

A acerola é fácil de cultivar e possui diversos benefícios para a saúde. Saiba mais!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Montes Claros, 17 de fevereiro de 2023, por Diego Rodrigues- A acerola é um dos frutos mais amados pelos brasileiros, e com razão. Rica em vitamina C, é uma delícia que combina com tudo e pode ser preparada de diversas maneiras. Além disso, por ser considerada de fácil cultivo, é uma ótima opção para jardineiros iniciantes. Veja como plantar acerola na prática!

Continua depois da publicidade

Neste passo a passo de como plantar acerola, vamos te levar da germinação da semente até a etapa da colheita. Nesse ínterim, falaremos sobre como criar o ambiente perfeito para acelerar o desenvolvimento e produção da planta. Aliás, você sabe quais são os benefícios do consumo da acerola? Descubra e surpreenda-se.

Continua depois da publicidade

Veja como plantar acerola e descubra os seus beneficios

Como plantar acerola- Foto Canva Pro
Como plantar acerola- Foto Canva Pro

De acordo com um artigo publicado por Samantha Cerquetani, no site Viva Bem, em 21 de junho de 2021, o consumo da acerola nos proporciona, pelo menos, 9 benefícios. Dentre eles estão: aumento da imunidade, prevenção do envelhecimento precoce, prevenção de problemas gastrointestinais, proteção ao coração e auxílio no controle da pressão.

Continua depois da publicidade
Como plantar acerola- Foto Viva Bem
Como plantar acerola- Foto Viva Bem

Qual é o melhor solo para plantar acerola

Primeiro, escolha um local bem iluminado para o plantio. O terreno deve ser levemente acidentado e rico em matéria orgânica. Além disso, é importante que o solo seja de fácil drenagem para evitar que as raízes fiquem encharcadas. Para efeito de comparação, um substrato feito a partir de areia, terra preta e esterco, pode ser considerado como solo ideal para o cultivo.

Como plantar a acerola por sementes ou mudas

Como plantar acerola- Foto Canva Pro
Como plantar acerola- Foto Canva Pro

Se optar pelo cultivo por sementes, deixe-as descansar em água por 24 horas antes do processo. Após isso, coloque os caroços para secar ao sol e retire qualquer resquício de polpa, caso haja. Por fim, enterre a semente em uma cova de 15 cm de profundidade e faça uma rega.

Cultivando acerola a partir de mudas

Quando se trata do cultivo por mudas, basta retirá-las do recipiente original, tomando cuidado para não desfazer o torrão. Em seguida, faça um buraco de 30 centímetros de profundidade, posicione a planta ao centro e cubra o bolo de raízes com a terra. O mesmo processo serve para o cultivo em vasos.

Como e quando regar a planta

Como plantar acerola- Foto Canva Pro
Como plantar acerola- Foto Canva Pro

Este tipo de árvore não requer solos encharcados. Desse modo, assim que o pé de acerola alcançar os 30 cm de altura, faça regas em dias alternados, apenas para umedecer a terra. Faça a irrigação com a mão baixa, para evitar danificar as raízes da planta, principalmente na fase inicial do cultivo.

Quando a acerola começa a produzir

Após 24 meses praticando essas dicas de como plantar acerola, você verá várias flores surgindo, portanto a planta iniciou o processo de produção. O Caso & Agro lembra que a frutificação ocorre entre outubro e abril, onde a aceroleira produz diversas vezes nesse período.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More